Mulheres do Centro de Referência participam de curso de maquiagem

Publicado em 23 de novembro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Iniciativa da Prefeitura de Gravatá em parceria com o Instituto Saberes não se limitou a ressaltar a estética, mas, sim, promover a autonomia e a confiança dessas mulheres

Na quarta-feira (22), o Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra foi palco de um evento que vai além da beleza superficial: um curso de maquiagem oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por intermédio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes, proporcionou às mulheres assistidas pelos programas uma jornada de aprendizado e empoderamento.

Durante o curso, as participantes foram guiadas pelo instrutor e coordenador do Instituto Saberes, Everaldo Silva, desde os passos iniciais da maquiagem até as técnicas mais avançadas, e assim não apenas aprenderam a se automaquiar, mas também a aplicar a arte da maquiagem em outras pessoas. Esse curso não apenas abre portas para uma alternativa lucrativa de profissão, mas também fortalece a independência financeira das mulheres.

Alana Sena é artesã e foi uma das participantes do curso de maquiagem:
“Foi uma iniciativa muito interessante da Secretaria da Mulher ofertar esse curso. Final de ano está chegando, o pessoal vai querer fazer uma maquiagem, um rosto, para as festa de réveillon e isso já gera uma fonte de renda a mais, além de fazer com que a gente veja que a maquiagem não foi feita para deixar a mulher feia, bonita. Ela foi para realçar o que se tem de beleza em seu rosto. Então, achei muito interessante esse curso para que venham outros com esse mesmo propósito para a gente”, destacou.

Everaldo Silva, instrutor e coordenador do Instituto Saberes, destacou que: “Chegando o final de ano a procura pela maquiagem é bem maior e aqui a gente trouxe um passo inicial para que as mulheres pudessem aprender a fazer a maquiagem em outras pessoas tendo assim uma alternativa lucrativa de profissão, como também que elas possam se automaquiar”.

Ester Gomes, secretária da Mulher, acompanhou esses dois dias de curso proporcionado às mulheres para que elas possam aprender e ter uma renda: “É o compromisso da gestão pública municipal em parceria com o Instituto Saberes, onde dessa vez viemos com essa proposta de promover um curso de maquiagem. A gente fala o tempo todo sobre autoestima, a gente fala em empoderamento feminino, a gente fala da mulher demarcando os seus espaços, e essa questão da estética não seria diferente. Foram dois dias ofertando um curso maravilhoso onde elas tiveram a possibilidade e a oportunidade de aprenderem técnicas, de estarem promovendo isso de alguma forma, socializando isso com outras mulheres e ficarem lindas e belas para os festejos natalinos”.

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)