Prefeitura de Gravatá investe na capacitação da Guarda Civil Municipal em parceria com o Ministério da Justiça
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, anunciou a adesão ao Pronasci 2 e à Bolsa Formação da SENASP, que proporciona a capacitação de 10 guardas da Guarda Civil Municipal. O programa, que terá início em 28 de novembro e término em 11 de dezembro, consistirá em 14 dias de curso no formato EAD.
O objetivo da Bolsa-Formação é estimular a capacitação de agentes de segurança em cursos alinhados aos eixos prioritários do Pronasci 2. Esses cursos estratégicos visam aprimorar o Estado Democrático de Direito, fortalecer o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e defender os direitos fundamentais, com foco na proteção das mulheres, população negra e outros grupos vulneráveis.
Além de contribuir para a formação dos profissionais, a iniciativa busca elevar a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos gravataenses. Ao concluir o curso, os Guardas Municipais serão beneficiados com uma bolsa no valor de R$ 900,00.
Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, ressalta a importância do programa e a participação ativa do efetivo da GCM, destacando os impactos positivos que essa formação trará para a segurança local. “O Ministério da Justiça por meio da Senasp disponibiliza na modalidade EAD um curso em diversas áreas relacionadas à segurança pública para policiais e Guardas Municipais. O prefeito Joselito Gomes sempre em busca de capacitação e melhoria na segurança do nosso município, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil aderiu ao programa do Senasp Pronasci 2 por essa formação onde os guardas civis ao concluir esse curso serão remunerados pelo governo federal. Com isso, a população gravataense terá GCM capacitados e preparados para o enfrentamento a violência”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)