Centenas de pessoas assistiram às apresentações que trouxeram variedade de estilos musicais
O Dia da Proclamação da República do Brasil é um dia especial também para a Sociedade Musical XV de Novembro, que em 2021 comemora 127 anos de história e tradição em Gravatá.
Para marcar a data, foi realizada uma tarde especial de apresentações, na Praça Rodolfo de Moraes, com a participação do Sexteto de Metais, da Banda de Música Maestro Bráulio Pimentel, da cidade de São Miguel dos Campos/AL, e da Banda da Fundação Mozart Vieira, de São Caetano/PE.
Teve ainda apresentação da Banda XV de Novembro, que contou com a participação de convidados especiais, entre eles o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e a primeira-dama, Viviane Facundes, que cantaram Além do Arco-íris, Meu Mel, Céu de Santo Amaro e O Mundo é de Nós Dois.
Para fechar a data festiva, o Quinteto de Spok trouxe o melhor do frevo e deixou ninguém parado. O maestro Spok aproveitou para enaltecer a relevância da Banda XV de Novembro para a música no Brasil. “Eu sou suspeito em falar porque convivo com o maestro Adelson há décadas. Ele foi meu mestre há muitos anos e a gente passou a trabalhar juntos. Para todo lugar do Brasil que vou com Adelson existem vários homens que são tenentes, sargentos, músicos de banda sinfônica, de orquestras, enfim, esperando ele para agradecer, abraçar, um grande pai que ele sempre foi e um grande transformador de vidas. Aproveito para agradecer ao prefeito Joselito Gomes e parabenizar pelo trabalho aqui, pois só escuto os músicos elogiando ele. Tiro meu chapéu para ele. Uma cidade que tem uma banda é muito mais saudável. Parabéns a todos daqui. Vida longa a esse projeto!”.
O maestro da Sociedade Musical XV de Novembro, Adelson Silva, de quem maestro Spok falou, destacou o atual apoio do poder público municipal. “O ponto mais alto da nossa banda é o dia 15 de Novembro, e reunimos algumas bandas para comemorar essa data que marca nossa longa estrada de 127 anos, então isso pra gente é muito gratificante. Atualmente, temos tido muito apoio do nosso prefeito. Ele apoia a nossa banda, só tenho a agradecer a ele e toda sua equipe, que está sempre prestigiando a banda”.
O maestro Duda foi uma das figuras ilustres que estava no público prestigiando o evento e falou que “já é uma tradição eu comparecer no aniversário da banda XV de Novembro, do meu amigo Adelson. Colaborar, trazer música e, sendo assim, mesmo com a pandemia, eu vim, usando máscara, estou aqui presente para prestigiar”.
O comerciante Júnior Silva levou a filha, Maria Fernanda, de 5 anos, para assistir às apresentações e para ele “acho que esse tipo de evento enriquece a cultura de Gravatá, traz turistas, as crianças que gostam de escutar música diferente, que não se ouve por aí, é muito bom. Esse é o segundo ano que assisto e acho muito bom”.
O presidente da banda aniversariante, Almir Souza, falou sobre o apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes para a música gravataense. “É um prazer muito grande ter o prefeito Joselito Gomes como gestor de Gravatá e para nossa banda é algo muito importante, porque é uma pessoa que conhece de música, além de ser pároco, foi há muitos anos músico e hoje nós temos o prazer de recebê-lo aqui. Ele proporcionou toda essa infraestrutura: palco, iluminação, som, toda equipe da Prefeitura empenhada em fazer e trazer o que há de melhor na música pernambucana. Veja a nossa praça, veja a nossa Gravatá hoje respirando música, que coisa maravilhosa! Agradeço o prefeito Joselito, a primeira-dama do município, Viviane Facundes, que também esteve presente em todos os momentos ajudando nossa banda. Ela esteve presente no ensaio e isso é muito importante, para enaltecer a música e essa tradição em Gravatá que é a Sociedade Musical XV de Novembro”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, ressaltou que “a nossa gestão não pode ficar indiferente às várias expressões da cultura, da musicalidade de nosso município e de modo especial a Sociedade Musical XV de Novembro, celebrando hoje 127 anos de existência. Aqui deixo meu respeito, reconhecimento e de toda população de Gravatá. E o apoio que a gestão continuamente deve dar a esta sociedade musical e tantas outras expressões que temos em nosso município. Também a população de Gravatá tem um compromisso com a banda, é assim que queremos avançar, trabalhando e tendo compromisso com as pessoas”.
Cada uma das bandas e convidados que participaram da apresentação receberam um troféu das mãos do presidente da Sociedade Musical XV de Novembro, Almir Souza, como forma de agradecimento.
A Feira de Artesanato Arte da Gente, que ocorre todos os sábados, das 15h às 20h, no Centro de Informações Turísticas de Gravatá – CIT, marcou presença no aniversário da banda XV de Novembro e levou as peças criadas pelos artesãos da terra.
Foram registradas as presenças do vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, do chefe de gabinete, Lucas Noia, do secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, do secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, do deputado estadual, Waldemar Borges, além do vereador, Nego Suíno.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Marcone Barros