A Municipalização está sendo responsável por grandes avanços nesse sentido na cidade, que cresceu muito nas últimas décadas, e novos cruzamentos de ruas terão a instalação do equipamento
A Municipalização do Trânsito de Gravatá, feito conquistado em 2021, tem conseguido mudar para melhor a mobilidade segura de motoristas e pedestres dentro da cidade.
A partir desta quarta (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, está realizando projeto de modernização dos semáforos.
O objetivo dessa substituição é garantir segurança de tráfego de Gravatá, pois os novos equipamentos estão com o sistema mais moderno do que os que a cidade possui atualmente.
Os novos modelos possuem temporizador com contador regressivo, o que permite a visualização do pedestre de quanto tempo falta para o sinal abrir, podendo fazer a travessia de maneira mais segura.
Além disso, o motorista também pode decidir de forma mais exata se ele deve reduzir a velocidade e parar, ou se ainda pode fazer a passagem de maneira segura antes do semáforo ficar vermelho.
Uma outra notícia é que alguns cruzamentos de ruas que ainda não possuem semáforo vão ter a instalação dele, após a prefeitura realizar estudos pelo setor de engenharia de tráfego e observar que isto será mais seguro, tanto para condutor, quanto para pedestre.
Com isso, a cidade ganha com a redução na possibilidade de acontecerem acidentes de trânsito.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)