População local e pessoas vindas de outros lugares participaram das programações religiosa e cultural com muita alegria
A cidade de Gravatá viveu, neste fim de semana, uma das primeiras festividades do ano novo com grande participação de pessoas que moram na cidade e de quem veio de fora. Trata-se da 127ª Festa de Nossa Senhora dos Anjos, que manteve a tradição religiosa com procissões e shows culturais.
O domingo (07) foi o segundo e último dia do evento, que teve a procissão com as imagens da santa que dá nome à festa, Santa Rita de Cássia e São Sebastião. No palco, a animação foi garantida com as apresentações culturais de Vera Freitas e Banda e Expresso é Show.
O prefeito da cidade, Joselito Gomes, esteve presente na festa no domingo, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes. Além deles, entre as autoridades presentes, estavam o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre; o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima; o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira; o diretor do DMGTTRANS, José Agostinho; o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira; o administrador distrital de Russinha, Ozeias Silva; e os vereadores Adeildo do Abacaxi, Nego Suíno e Régis da Compesa.
Luiz Severino dos Santos, agricultor, é um dos que sempre participa da festa e aprovou a programação deste ano. “Quase todo ano eu venho para essa festa aqui, só não vim ano passado. Eu vim de Chá Grande com a minha esposa e amigos. Estou achando bom e a prefeitura está de parabéns por causa do calçamento, da água, que não tinha e hoje tem, eu creio que está dando tudo certo. Principalmente a festa”.
Tais Rodrigues, professora, veio de longe para aproveitar a festa. “Vim matar a saudade da minha cidade, pois sou daqui mas moro em São Paulo e tudo o que aprendi foi aqui, na minha terrinha, da cultura que tem esse lugar. A festa de Russinha é tradicional, centenária e a minha família já fazia parte desse momento e agora para mim é um prazer estar aqui fazendo parte de toda essa cultura do Nordeste, que é linda e deve ser levada para onde a gente for. Essa valorização da riqueza cultural que o povo nordestino tem pela prefeitura é excelente e precisa estar sendo valorizada mais e mais”.
Ozeias Silva, administrador distrital de Russinha, reforçou que hoje a localidade só tem o que comemorar. “Russinha hoje está de parabéns, 127 anos de festa que bombou ontem (sábado) e hoje. A equipe da prefeitura está de parabéns com essa mega festa. A gente de Russinha só tem a agradecer, porque no sábado foram cerca de três mil pessoas, hoje em média duas mil e quinhentas. Tem gente de fora vinda de Jaboatão, Recife, só temos a agradecer a Jesus. Antes, quando a gente tinha a procissão era na lama quando chovia e hoje foi nas ruas calçadas”.
O prefeito Joselito Gomes exalta a tradição do evento. “Uma festa muito animada, muito bem participada, uma quantidade de pessoas significativa, porque já é uma tradição. A programação musical muito boa, aceita pela população que mora em Russinha e de comunidades ao redor, de modo que está sendo um sucesso. É dessa forma que seguimos com o trabalho, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
A 127ª Festa de Nossa Senhora dos Anjos foi um grande sucesso e um dos motivos também foi a estrutura, com barracas de comidas e bebidas, presença de ambulância com enfermeira e a segurança feita pela Guarda Civil Municipal de Gravatá e a Polícia Militar de Pernambuco.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)