Saiba mais sobre os homenageados do Carnaval de Gravatá 2024 

Tags: , ,
Publicado em 29 de janeiro de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Carnaval 2024

Todos têm relação longa de amor com a época festiva brasileira 

 

 

O Carnaval de Gravatá de 2024 vai homenagear a professora Lucia Maria Pereira e o professor de dança Márvio Tibúrcio, duas figuras ilustres da sociedade gravataense que vivem a festa com toda intensidade que ela merece. O anúncio foi feito pelo prefeito Joselito Gomes, no gabinete do Paço Municipal, no dia 10 de janeiro, e deixou os dois muito emocionados.

 

 

O Baile Municipal também homenageou a foliã Maria de Fátima Fontes Santana, que por anos desfilou no tradicional Bloco da Saudade e participou de diversos eventos e bailes de carnaval no município.

 

 

Conheça um pouco sobre os homenageados do Carnaval de Gravatá 2024:

 

LÚCIA MARIA PEREIRA

 

 

Lucia Maria Pereira, 76 anos, professora, filha de Manoel Amaro Pereira e Maria Ana da Silva Pereira, nasceu no dia 11 de setembro de 1947, em Gravatá. Nascida e criada no bairro do Prado, atualmente ela mora no Centro e já brinca Carnaval há pelo menos 50 anos. Professora aposentada, Lucia da Casa Kika, como é conhecida, é foliã gravataense, figura ilustre nos carnavais, com destaque ao Baile Vermelho e Preto, realizado pelo Centro Desportivo Gravataense, clube em que a mesma é conselheira vitalícia.

 

“Sinto-me felicíssima em receber essa homenagem no Carnaval. Faço parte da direção do CDG, estou organizando o Baile Vermelho e Preto, onde também fui homenageada, pois sou conselheira vitalícia do clube, gosto de blocos, não saio de Gravatá para manter aquele Carnaval de tradição”, disse a homenageada.  

 

Emocionada, Lúcia lembrou da filha Ana Lúcia Pereira Beserra, falecida em 2021, “essa homenagem para mim acaba sendo uma para minha filha também. Ela não gostava de me ver triste”. 

 

MÁRVIO TIBÚRCIO DA SILVA SANTOS

 

 

Márvio Tibúrcio da Silva Santos, 48 anos, professor de dança, filho de José Severino dos Santos e de Maria Iêda Tibúrcio da Silva Santos, nascido em Duque de Caxias (RJ), mudou-se para Gravatá em 1980, quando tinha 5 anos de idade, morador do bairro do Prado. Há 28 anos desfila no Bloco das Trichas, e é destaque entre os foliões por suas fantasias sempre cheias de criatividade, ousadia e irreverência.

 

Para Márvio Tibúrcio, “é uma responsabilidade grande, mas emocionante ao mesmo tempo. É um privilégio vivenciar isso em vida e é um reconhecimento. Brinco Carnaval desde quando me entendo por gente, porque meus pais são carnavalescos e lembro que a gente quando era pequeno ia para os bailes e quando estava com sono, colocavam a gente para dormir embaixo da mesa, mas ninguém ia para casa”.  

 

MARIA DE FÁTIMA FONTES SANTANA

 

 

O Baile Municipal de Gravatá de 2024, evento realizado na sexta (26), no Centro Desportivo de Gravatá – CDG, também teve homenagem especial. Maria de Fátima Fontes Santana (in memorian), filha de Leonel Barbosa Fontes e Valdeci Alexandre Bezerra, nasceu no dia 25 de outubro de 1954, em Gravatá, e nos deixou no dia 02 de agosto de 2023, será homenageada.

 

De acordo com Patricia Santana, filha de Maria de Fátima, “ela participou ativamente no Carnaval de Gravatá desde sua juventude. Como apoiadora e participante do Bloco da Saudade, sempre esteve presente nos bailes municipais, incentivadora do bloco Mocidade em Folia, amava cores vivas e alegres, adereços e acessórios que remetiam ao carnaval. Incentivou e reuniu a família, transmitindo essa paixão pelo carnaval que se perpetua por gerações”.

 

O prefeito Joselito Gomes ovaciona os homenageados. “Gravatá tem referências ou pessoas que são referências em todas as artes e quando se trata de Carnaval, dentre tantos nomes, não poderíamos esquecer dona Lúcia e Márvio, porque são pessoas que não apenas gostam do Carnaval, mas encarnam essa cultura carnavalesca durante o período que a festa acontece. É dedicação, paixão, amor, expressão e tanto um quanto o outro são referência em nosso município. Daí a importância de serem escolhidos, para que a população possa homenageá-los. Tenho dito que a população é que agradece e parabeniza dona Lúcia e Márvio por toda uma trajetória e caminhada feita com muita dedicação e visibilidade, porque verdadeiramente eles amam aquilo que eles fazem no Carnaval. Também não podemos deixar de fazer memória à Fátima Santana, que viveu muito os bailes de carnaval e os blocos, então essa homenagem é justa e nos faz lembrar que devemos viver com intensidade”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM) e arquivos pessoais

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS