Mulheres do distrito de Russinha e sítios vizinhos concluem curso de trufas artesanais, bombons e ovos de chocolate

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 19 de março de 2024, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Iniciativa aconteceu por meio da Secretaria da Mulher e as participantes terão oportunidade de expor seus produtos no Tardes no Polo que acontece no próximo sábado (23)

Na busca por aperfeiçoamento e oportunidades de geração de renda, mulheres do distrito de Russinha e sítios vizinhos concluíram um curso de trufas artesanais, bombons e ovos de chocolate, oferecido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes.

O curso, realizado na 1ª Igreja Batista de Russinha, espaço cedido, proporcionou dois dias de intenso aprendizado para as 12 participantes. Elas dominaram técnicas exclusivas, aprenderam sobre o ponto ideal do chocolate e todo o processo de preparo, desde a elaboração até a finalização dos produtos.

O encerramento do curso aconteceu nesta terça-feira (19), e sua realização visa oferecer oportunidades de empreendedorismo durante o período da Páscoa, época em que a demanda por chocolates aumenta significativamente. Para as mulheres envolvidas, essa iniciativa não só representa uma fonte rentável de renda, mas também a chance de explorar novas habilidades e perspectivas.

A equipe do Instituto Saberes, responsável pela condução do curso, é composta por Everaldo Silva, instrutor e coordenador do Instituto, Sandra Albuquerque, instrutora, e José Henrique, auxiliar de Comunicação da instituição.

Helena Costa dos Santos é aposentada e adorou a iniciativa: “Foi uma boa oportunidade, um conhecimento, um aprendizado que podemos nos beneficiar com isso, comercializar e gerar renda. Eu gostei bastante e que venha mais cursos para enriquecer nossa comunidade”, comentou.

Do Sítio Lagoa da Costa, a agricultora Ana Maria Pereira, aproveitou a oportunidade e foi participar do curso: “Eu achei ótimo porque é uma grande oportunidade, principalmente para a gente que mora na área rural e não tem acesso aos cursos na cidade. Quando aparece uma oportunidade assim é maravilhoso, principalmente para nós mulheres daqui do distrito e também dos sítios vizinhos”, disse.

O coordenador e também instrutor do Instituto Saberes, Everaldo Silva, comentou como foi a dinâmica de curso: “Um curso muito importante onde as alunas aprenderam a manipular o chocolate, todo o processo da decoração, das embalagens, questões de armazenamento, aprenderam a calcular o valor devido a cobrar pelo produto. E agora nosso pensamento é que essas mulheres possam estar adquirindo através desse curso uma alternativa lucrativa de profissão e de geração de renda extra”.

A secretária da Mulher, Ester Gomes, fala dessa incitava na zona rural: “A pedidos trouxemos o curso para a segunda turma, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes. É importante trazermos cursos como esses já que estamos entrando numa época de Páscoa e Gravatá tem essa tradição de ser uma cidade que reúne muita gente. Então, as mulheres de Russinha e sítios circunvizinhos tiveram essa oportunidade e ficamos imensamente felizes. Disso aqui, as mulheres vão poder levar seus produtos para o Tardes no Polo para serem comercializadas nesse evento que vem tomando proporções enormes no município. Então, fico muito feliz em poder promover essa oportunidade, impulsionar e incentivar as mulheres”.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)