Mulheres são capacitadas para a liderança social em Gravatá

Tags: , ,
Publicado em 20 de março de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Formação demonstra o comprometimento da gestão municipal com a mulher e seus direitos na sociedade local

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, promoveu, nos dias 19 e 20 de março, no auditório da Secretaria de Educação, o curso “Mulheres, Movimento e Políticas Públicas – Formação para Lideranças Comunitárias”. A capacitação foi ministrada por Morgana Barros, coordenadora regional do Agreste Central da Secretaria da Mulher de Pernambuco, e contou com a participação da secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes.

O objetivo do curso foi formar mulheres líderes em suas comunidades para o fortalecimento e promoção da igualdade de gênero. Durante os dois dias de curso, as participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre políticas públicas e estratégias para atuarem de forma eficaz como líderes comunitárias.

As mulheres estão agora mais preparadas para contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de suas comunidades. A iniciativa da Prefeitura de Gravatá reforça o compromisso do município com a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

Mirely dos Santos faz parte do Grupo de Mulheres Negras da EREM Devaldo Borges, participou da formação e afirma que ”Aqui a gente teve vários debates sobre questões como educação, políticas públicas, vários nichos sobre vários assuntos, mas o que mais me pegou foi a educação. No nosso dia a dia não temos o conhecimento sobre coisas básicas sobre o que, não só as mulheres, mas os meninos têm que ter para acabar com o machismo.”

Morgana Barros detalha o assunto abordado. ”Foi abordado com as mulheres gravataenses esse histórico da mulher no Brasil, esse recorte voltado à realidade brasileira, os movimentos de mulheres e as políticas públicas voltadas para as mulheres. Tivemos discussões sobre feminismo, sobre os espaços que as mulheres ocupam, construções e marcos legais garantidos.”

Ester Gomes ressalta a importância dessa capacitação na promoção dos direitos da mulher no município. ”Esse curso teve o objetivo de ser voltado para mulheres líderes de vários segmentos da sociedade, toda uma gama de mulheres que estão em lugares de liderança e com isso promovemos essa formação para mostrar a importância da mulher na ocupação dos espaços públicos de protagonismo.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)