Secretaria da Mulher realiza o Dia “D” do enfrentamento da violência contra a mulher

Publicado em 06 de dezembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Campanha Laço Branco chega ao EREMPAF, ETE Professor José Luiz de Mendonça e CRAS IV buscando união dos homens pelo fim da violência contra a mulher

A semana iniciou com o dia “D” da Campanha Laço Branco que é a união dos homens pelo fim da violência contra a mulher na Escola de Referência em Ensino Médio – Prof. Antônio Farias (EREMPAF), promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher.

Soraya Aragão, assessora jurídica, e Amanda Salgado estagiária de Direito, realizaram uma palestra com o tema “Mais que um novo olhar, queremos atitudes”, explicando aos alunos que a Campanha Laço Branco surgiu devido a um triste episódio no Canadá, no qual Marc assassinou 14 mulheres por não aceitar que elas estudassem engenharia.

Na ocasião também foi explicado a busca da união na prevenção da violência doméstica e seu significado, a quem se aplica, a promoção da convivência pacífica, a Lei Maria da Penha que prevê diversas medidas de prevenção e repressão a violência familiar e doméstica praticada contra as mulheres, além de políticas públicas para assegurar a igualdade de gênero (entre homens e mulheres), independente da sua orientação sexual.

Foi levado aos alunos uma reflexão sobre o que é a situação da violência, a responsabilidade de cada um, a melhor maneira de resolver e apresentar novas possibilidades de ajuda. Além de levar o entendimento de que o Estado e a Justiça precisam se meter na briga de marido e mulher, e que a ação não visa tornar o homem criminoso, e sim buscar formas de se relacionar não violentas.

Também foi esclarecido de que forma o agressor pode ser preso (em flagrante e com preventiva), e quais são as principais medidas protetivas e que o álcool e outras drogas não podem ser visto como responsáveis pelo comportamento agressivo e violento dos homens.

O aluno do EREMPAF, José Alan, comenta sobre a importância desse conhecimento: “Essa palestra que a Prefeitura de Gravatá está oferecendo é importante porque quebra o tabu das pessoas e a gente consegue ser pessoas melhores no futuro com relação às mulheres, e reeduca agente de uma forma mais interativa”.

Soraya Aragão, assessora jurídica, explica o intuito desta palestra proporcionada aos alunos: “Então, em razão dessa Campanha o nosso intuito é despertar o olhar com prevenção, coibindo qualquer tipo de violência contra a mulher e estaremos realizando ações através da Secretaria da Mulher para que possamos conscientizar e prevenir qualquer tipo de violência, levando às escolas, começando no EREMPAF, ETE, levando também para os CRAS e CREAS, tendo feito também uma parceria com os líderes religiosos levando essa campanha para vários lugares porque o importante é prevenir, é trazer o diálogo e mostrar que a Secretaria da Mulher vem alinhando, juntamente, com toda uma sociedade para mostrar toda uma conscientização não só nas escolas, mas em todos os lugares. Hoje é o dia D da Campanha Laço Branco e estamos promovendo várias palestras para conscientizar os homens, em específico, nessa campanha”.

Vale lembrar que essa ação aconteceu também na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (ETE) e no CRAS IV.

Fotos: Nilson Silva / Marcone Barros / Anderson Souza (SECOM)