Grupo de mulheres se reúnem na 1ª Caminhada em alusão a Fibromialgia

Publicado em 14 de maio de 2024, por Pedro Ferreira | Categoria: Destaque

Por meio da Secretaria da Mulher foi realizada uma roda de conversas e brindes para as mulheres presentes

Mulheres gravataenses que sofrem com a doença de fibromialgia se reuniram, nesta terça-feira (14), para participar da 1ª caminhada em alusão a Fibromialgia, no Centro de Referência da Mulher, onde aconteceu uma roda de conversa e entrega de brindes antes da caminhada.

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher com o apoio da Clínica da Mulher, está à frente para apoiar as pessoas que sofrem com a doença e lutam pelos seus direitos.

Suportar a dor física incessante espalhada no corpo é a principal batalha diária das pessoas que sofrem com a fibromialgia.  A doença, que atinge principalmente mulheres entre os 30 e 50 anos, não tem cura e é caracterizada por dores musculares generalizadas e crônicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a enfermidade afeta 2,5% da população mundial.

Ana Vitória, gravataense, sofre com fibromialgia há sete anos e fala como é importante a formação desse grupo por uma causa só: “Eu estou me sentindo muito maravilhada, com uma coisa que na cidade de Gravatá não tinha. E hoje estamos com um ponto de apoio que é a Secretaria da Mulher e ficou muito mais fácil da gente conseguir nossos direitos através dessa caminhada em reconhecer a nossa doença que é totalmente invisível”.

Sandra Melo, coordenadora da 1º Caminhada em alusão a Fibromialgia, fala dessa formação do grupo na cidade de Gravatá:: “Muito Obrigada a Prefeitura de Gravatá, Secretaria da Mulher e todos que nos apoiaram nessa causa. É muito importante  levar o conhecimento da Fibromialgia, essas dores crônicas que acometem muita gente. É uma dor invisível e muita gente tem preconceito porque ela não é uma dor vista, é necessário que se faça essa caminhada de conscientização na sociedade porque muita gente sofre de dor crônica”

Gleyze Gueiros, secretária Executiva da Mulher, destaca essa 1ª caminhada em alusão a fibromialgia: “A Secretaria da Mulher tem esse compromisso de apoiar mulheres e suas iniciativas e 12 de maio, dia da conscientização da fibromialgia, um grupo de mulheres em Gravatá tem se organizado para enfrentar a doença e juntas encontrarem caminho que sejam plausíveis, que sejam promissores em relação não a cura, mas sim, viver com a doença. Inclusive as mulheres estão se organizando para montar a associação de mulheres que vivem com fibromialgia. Nesse sentido a Secretaria da Mulher, se junta a essa iniciativa de mulheres que buscam qualidade de vida. E hoje a gente se soma a essa caminhada de conscientização pela cidade de Gravatá”.

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotos: Anderson Souza (SECOM)