Portal do Agreste e Traquejo deram show de cultura e arte e levantaram público que estava na arquibancada
A cidade de Gravatá, que fica no Agreste de Pernambuco, levou duas representantes da cultura quadrilheira para o Sítio Trindade, em Recife, na noite da terça (11).
As Quadrilhas Juninas Portal do Agreste e Traquejo participaram do 38º Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife. As duas mostraram a arte através da vibração dos integrantes, o colorido das roupas e coreografias de tirar o chapéu.
A primeira a se apresentar, representando Gravatá, foi a Quadrilha Junina Traquejo. Com o tema “Barqueata”, a Traquejo, que foi fundada em 07 de abril de 2007, trouxe um espetáculo que se desenrola numa pequena cidade de pescadores, nos preparativos do casamento de Pedro, um pescador, e a espiritualizada Janaína, filha da fervorosa e radical Irmã Zuleide durante os festejos do padroeiro da vila, São Pedro dos Navegantes.
O fundador e coreógrafo da Quadrilha Junina Traquejo, Wanderson José, falou após a apresentação. “Foi mais do que a gente esperava, a Barqueata foi um presente para a gente, que o mar nos escolheu. A gente estava ansioso, preparando isso para mostrar para esse público, o Sítio Trindade tem a cara do São João, é a cara do quadrilheiro, a gente se sente em casa aqui. A gente queria distribuir os presentes e compartilhar o que o mar fez com a gente. É maravilhoso ter a cidade com a gente, os pais, a prefeitura na pessoa de Viviane representando o prefeito, as secretarias, é muito gratificante. A gente está muito feliz”.
Logo em seguida, a Quadrilha Junina Portal do Agreste entrou na quadra e contagiou o público com o tema “Nunca Fui Santa” com a Trupe Mambembe de Pernas pro Ar, um espetáculo repleto de cores, magia e dança, que trouxe muita emoção e reforçou o compromisso da quadrilha com os aspectos culturais e religiosos de Gravatá. Fundada em 2022, é uma forte representante de expressão junina de quadrilha estilizada.
Alberto Lima, coreógrafo, figurinista e parte da diretoria da Quadrilha Junina Portal do Agreste, falou orgulhoso: “É a primeira vez que a Quadrilha vem para cá e a gente tem apenas três anos e no nosso terceiro ano já veio viver essa emoção de Recife, deste concurso grandioso e maravilhoso. A apresentação foi do jeito que a gente queria e superou nossas expectativas. Vamos em frente!”.
Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, estava representando o prefeito Joselito Gomes. “É um privilégio para nós gravataenses estarmos aqui na noite de hoje no Sítio Trindade para prestigiar duas grandes quadrilhas representando nosso município e representando muito bem. Quero aproveitar, em nome do prefeito Padre Joselito para parabenizar as Quadrilhas Juninas Portal do Agreste e Traquejo pelas brilhantes apresentações”.
A chefe de Gabinete, Liliane Costa, também assistiu à apresentação das quadrilhas juninas de Gravatá.
FICHA TÉCNICA QUADRILHA JUNINA PORTAL DO AGRESTE
Casamento: Lucas Silva
Desenvolvimento do Tema: Lucas Silva
Figurino: Alberto Lima e Matheus César
Coreografia: Alberto Lima e Matheus César
Trilha Sonora: Fábio Lima
Marcador: Lucas Silva
FICHA TÉCNICA QUADRILHA JUNINA TRAQUEJO:
Casamento: Hérika Araújo
Desenvolvimento do Tema: Hérika Araújo e Wanderson José
Figurino: Wanderson José
Coreografia: Wanderson José
Trilha Sonora: Hérika Araújo e Wanderson José
Marcador: Carlos Nascimento
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)