2ª edição do Oktober Gravatá no Tardes no Polo bate recorde de público

Tags: , ,
Publicado em 27 de outubro de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

As tradições germânicas tomaram conta da Rua Duarte Coelho na 13ª edição do evento que conquistou moradores e visitantes de Gravatá

 

 

A 13ª edição do Tardes no Polo Moveleiro, que no sábado (26) teve, pelo segundo ano consecutivo, mais um Oktober Gravatá, registrou recorde de público. Esta é mais uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e que nesta edição teve o apoio institucional do Consulado Geral da República Federal da Alemanha no Recife, em comemoração aos 200 anos da imigrigação alemã no Brasil.

 

 

A rica tradição germânica foi bem vivenciada por moradores e visitantes da Suíça pernambucana, com desfile típico, que teve desenvolvimento da Escola de Música do Maestro José Netto, da Sociedade Musical XV de Novembro, da Escola de Dança e Produções Artísticas – MOWA e do Núcleo de Dança Alma Alberto Lima. Houve a participação ilustre da Miss Pernambuco CNB 2024, Lorena Ohana, e do Mister Pernambuco CNB 2025, Alysson Santana.

 

 

Além disso, houve exposição e comercialização de cervejas artesanais que patrocinaram esta edição especial do Tardes no Polo: Eisenbahn, Babylon, Alamoa, Pé de Serra, Capunga, Debron e Estranged Beer.

 

 

Não faltaram também gastronomia, móveis, artesanato, decoração e moda. Algumas lojas já aproveitaram a proximidade do período natalino e já fizeram mostra de muitos produtos nesta temática.

 

 

Como nas outras edições, o festival contou com três palcos, que neste Tardes no Polo teve apresentações musicais empolgantes com Faby Mel, Faringes da Paixão e Sandro Monteiro e Banda Canastra. 

 

 

As amigas Vera Lopes (de verde), médica, e Rosângela Vieira, que mora na Suíça, vieram prestigiar o Oktober de Gravatá com a roupa típica alemã. Vera disse: “é a primeira vez que venho para o evento aqui em Gravatá. Eu ia para Munique, na Alemanha, e decidi vir para Gravatá, que é mais perto. A festa alemã, pernambucana, bem aqui no centro de Gravatá. A gente tem que prestigiar e que tenha todos os anos Oktoberfest, não tenha só no Sul, em Blumenau, mas agora achei onde ir para a festa aqui. Moro em Recife e soube por um amigo que teria esse evento aqui”. E Rosângela complementou: “eu moro na Suíça e sempre vou para o Outubro Festa na Alemanha, Stuttgart, e eu queria levar ela, mas ela disse que esse ano a gente iria para Blumenau. Terminou que ninguém foi para Blumenau e estamos em Gravatá. É bonito também aqui, cada um tem seu jeito de fazer e já tomei muito chopp!”. 

 

Saulo Alves, professor, também estava à caráter e disse: “Acho que foi uma grande sacada da prefeitura porque isso aqui é a alegria do povo. É o grande momento da comunidade se confraternizar, um espaço para todas as pessoas. Todo mundo convidado para vir participar desses eventos, que são maravilhosos. Eu sou do Sul e conheço bem o Oktoberfest e aqui não perde para lá, por causa da alegria do povo. Não é o pavilhão que vai dizer que a festa é boa ou ruim, é a alegria do povo que diz se uma festa é boa ou ruim. Eu morei aqui um ano e meio e  voltei a morar em Recife. Hoje sou professor universitário apenas online, ou seja, posso correr o mundo todo. Gravatá não pode faltar, porque é a Suíça brasileira e um povo muito acolhedor. Amo Gravatá, mora no meu coração. O poder público tem a função de além da infraestrutura, tem que dar alegria para o povo”.

 

Marllon Lima, secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, falou sobre mais essa edição do Oktober Gravatá. “A gente fica bastante feliz com o resultado. Cheguei aqui cedinho, às 16h, a rua já estava cheia e a gente está vendo cada edição do Tardes no Polo que nos surpreende e supera todas as nossas expectativas. Dessa vez agora foi uma edição muito esperada, celebrada esse ano, inclusive, os 200 anos da imigração alemã no Brasil, em parceria com o Consulado da Alemanha. A gente fica bastante feliz, estamos vendo pessoas de todas as idades, continuamos com a recreação infantil, várias cervejarias expondo, os comerciantes vendendo e é isso o que nos motiva: fomentar a economia local, trazer o turista para Gravatá e fazer com que Gravatá se movimente cada vez mais”. 

 

Para o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, a cidade ganha muito com o evento. “O Tardes no Polo é um evento muito agradável. Sua localização, o horário, público diferenciado e a segunda vez que a Oktober acontece em Gravatá, a cerveja artesanal, o chopp e posso dizer que já está sendo uma referência em nosso município. Pessoas antes da data de hoje já estavam entrando em contato, perguntando, confirmando presença, isso é muito importante para Gravatá, nossa economia e de modo especial o comércio que funciona aqui no Polo Moveleiro. E assim vamos seguindo, com muito trabalho, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

Este evento teve o apoio dos parceiros Auto Nunes, Eisenbahn, EXTINordeste, Lunna Gym, Clínica de Cavalos, ALLOC e Nordeste Gravatá.

 

 

Foram registradas as presenças do Mister Gravatá CNB 2025, Bruno Lima, do Mister Teen Gravatá CNB 2025, Matheus Lemos.

 

Veja essas e mais fotos na galeria abaixo:

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)

Imagens aéreas: Eliese Henrique

 

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS