Primeira reunião ordinária do Conselho da Mulher aconteceu na terça-feira (28)

Publicado em 30 de dezembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Conselho da Mulher

O Conselho foi instalado esse ano em novembro e terça-feira (28) oficializa sua primeira reunião, na qual discute pautas relevantes e importantes na política da mulher

 

Na terça-feira (28), aconteceu a 1ª reunião ordinária do Conselho da Mulher, na Casa dos Conselhos de Gravatá.

 

A secretária da Mulher e Conselheira Titular da pasta, Ester Gomes, abriu a sessão saudando aos presentes e explicando que o Conselho está formado por oito representações, sendo quatro da Sociedade Civil e quatro da Bancada Governamental, e já iniciou a primeira pauta que foi a eleição da Mesa Diretora. 

 

Os presentes acordaram, por unanimidade, que neste momento, o mais ideal e adequado seriam assumir como presidente e vice, Ester Gomes e Maria das Dores, mantendo assim a paridade de representação das das bancadas a Mesa Diretora, cujo mandato tem duração de três anos, consoante interpretação extensiva do dispositivo no 4o, §4 da Lei Municipal 3.842/2021. 

 

A segunda pauta trouxe a questão calendarização das reuniões mensais, os presentes deliberaram que tais encontros ocorram nas penúltimas quartas-feiras de cada mês, no turno diurno, na Casa dos Conselhos, na Avenida Dantas Barreto, 220, Prado. Sessões extraordinárias serão convocadas conforme necessidade.

 

A terceira pauta versou sobre a escolha da logomarca deste Conselho. Foram ventiladas algumas imagens e escolhida a imagem de número 06 que vai ser trabalhada e adequada, e sua arte final será apresentada na última reunião. 

 

Findando as pautas, foram dados os seguintes informes: houve uma substituição à conselheira suplente da Secretaria da Mulher, então Amanda Salgado passa a substituir Soraya Aragão. 

 

O regimento interno deste Conselho precisa ser construído e aprovado pelo Pleno, nos termos do art. 3, I, da Lei Municipal nº 3.842/21.

 

Estavam presentes a  Conselheira Titular do Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC),Maria das Dores, a Conselheira Suplente da Secretaria Municipal da Mulher, Amanda Salgado, Débora Fernanda que é Conselheira Titular da Fábrica de Cultura e Núcleos Mães do Sol. e Gleizy Gueiros, que é a Conselheira Titular da Secretaria de Assistência Social e Juventude.

 

Para Ester Gomes é um resultado bastante positivo poder realizar a primeira reunião oficial do Conselho: “Um registro importante considerando que esse Conselho é um Conselho que foi instalado esse ano em novembro e que hoje oficializa sua primeira reunião, na qual discute pautas relevantes e importantes na política da mulher. Então, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher vem como um Conselho propositivo, que traz na sua discussão uma construção de uma política onde a gente possa estar apontado como relevante a promoção do direito das mulheres gravataenses, do campo, da cidade, da jovem mulher, da mulher com deficiência, enfim, essa é a nossa proposta e a gente fica feliz em fechar o ano realizando a primeira reunião oficial”.

 

Com informações e fotos da Secretaria da Mulher 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS