Motivo deste encontro é firmar parceria entre gestão e profissionais para melhorar a situação dos animais de rua de Gravatá
O prefeito, Padre Joselito Gomes, recebeu, na tarde desta quarta-feira (11), os veterinários Rodrigo Torres e Sthênio Gonçalves que apresentaram o projeto piloto com o objetivo de ampliar o atendimento e melhorar a situação dos animais de rua do município.
Esta reunião contou com a presença da secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Saúde, Dr. José Edson, do secretário de Finanças, Fábio Romero, da secretária de Educação, Ninha Professora, do secretário executivo de Segurança e Defesa Civil, Irnaldo Pedro e da coordenadora de Vigilância em Saúde, Tárcila Saborido.
A proposta é o projeto de castração que haja o controle populacional de cães e gatos na cidade, iniciando, neste momento, a castração dos felinos por questões de facilidade e custos. Além disso, a busca de parceria público-privada para que o projeto entre em andamento.
Rodrigo Torres, veterinário, fala da expectativa após a reunião: “Foi uma reunião muito proveitosa junto com o prefeito e os secretários. Após uma reunião dessa, esperamos que o pontapé inicial seja feito e que a gente possa tá oferecendo um serviço de qualidade e fazendo um trabalho de controle de animais abandonados, e com isso refletir na saúde pública”.
A coordenadora de Vigilância em Saúde, Tárcila Saborido, comenta importância desta reunião: “Esse é um problema que sempre foi falado e para solucionar através da gestão, e a saúde junto com os demais setores está vendo a possibilidade de atuar para minimizar essas situações de proliferação, de doenças e também o controle populacional desses animais”.
Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, fala do apoio das demais secretarias a este projeto: “Nos unimos para criar forças junto às Secretarias de Educação, de Saúde e Assistência Social para dar esse apoio ao prefeito Padre Joselito que vem com muita boa vontade fazer esse trabalho que a tanto tempo a população vem pedindo. O nosso compromisso é com as pessoas e também com os animais”.
Sensível à causa animal e sendo um de seus planos de gestão, o prefeito Padre Joselito Gomes, fala sobre o projeto que foi apresentado: “Um projeto bastante positivo, esperado pela população porque a causa animal está sempre em pauta e a gestão pública não pode ficar indiferente, não pode cruzar os braços. Desde que iniciamos a gestão estamos sempre tendo algum contato, reunião e vendo, dentro do possível e da legalidade, o que pode ser feito. De modo que, através da reunião que hoje aconteceu, já temos algo de concreto para que esse projeto de castração comece a acontecer em Gravatá e tudo isso vem sendo feito com muita responsabilidade e com muita seriedade porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)