Momento de aprendizado e capacitação é importante para a cidade que tem comércio como uma das principais fontes de renda
Em parceria com o SEBRAE, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, a Prefeitura de Gravatá ofertou na terça (26) uma palestra de atendimento ao cliente para os atendentes do comércio da cidade. Gravatá é uma cidade que vive, principalmente, do turismo, do agronegócio e do comércio e essa última área está relacionada com todas as outras, com atendimento para os munícipes, turistas e veranistas, por isso é importante que o atendimento nos estabelecimentos comerciais seja de qualidade.
Antes do momento de conhecimento, foi oferecido aos participantes um coffee break, tendo em vista que os comerciários saíram de seus trabalhos diretamente para a palestra. A abordagem da aula passou pela temática de que do cliente vem a fonte de renda de empregador e empregado e, por isso, deve ser valorizado e bem atendido. Pilares como empatia com o consumidor, comprometimento com o cliente, atendimento às necessidades do cliente e como encantar seu cliente foram itens abordados na capacitação.
Antônio de Pádua é gerente da Sobral Calçados e participou desse momento com sua equipe. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Gravatá pelo grande primeiro passo sendo dado, sendo visto o comércio de Gravatá, o aprimoramento do atendimento ao cliente e estamos eu e minha equipe aqui pra se aprimorar e atender cada vez melhor os clientes. Parabéns à Prefeitura por esse grande passo e que seja periodicamente para a melhoria de todo começo de Gravatá.”
Ministrador da palestra, Sérgio Emílio é palestrante na área de vendas e atendimento ao cliente do SEBRAE. Ele detalhou a abordagem da palestra. “Nós estamos aqui hoje para bater um papo com as pessoas sobre atendimento, sobre vendas com o principal objetivo de tentar melhorar o resultado das pessoas que trabalham principalmente no varejo. Nós costumamos dizer que o atendimento está todo no detalhe e as pessoas precisam realmente estar atentas a essa transformação que vem acontecendo cada vez mais no mundo, onde o consumidor está cada vez mais exigente e por isso é que é preciso ter foco no atendimento, atender o cliente como se fosse o último cliente da vida daquele atendente, transmitindo credibilidade e sendo realmente um grande conhecedor do assunto. Aí sim é vai se ter o resultado que a loja do varejo precisa, que as empresas precisam, com clientes cada vez mais fiéis e fidelizados, buscando cada vez mais procurar aquela empresa para comprar e adquirir os produtos e serviços.”
Fomentador de cursos de capacitação oferecidos pela SEDEC, o secretário executivo da pasta, Josias Teles, a importância do compromisso da gestão sendo manifestado na vida das pessoas. “é importante capacitar o empresariado, seus funcionários para que possam atender bem o cliente, e essa proposta da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Desenvolvimento e da Prefeitura de Gravatá cuidar das pessoas, fazendo com que elas possam vender o seu produto bem. Então a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Gravatá tem esse propósito de fazer com que as pessoas possam se capacitar e passar isso atendendo bem a sua clientela.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)