Gravatá participa do XVII Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis (RPMS)

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Saúde

Encontro destaca iniciativas e benefícios relacionados à boa prática de saúde, bem como ações e projetos futuros na Região das Américas e no Brasil

Pela plataforma digital Google Meet, o prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes, acompanhado do secretário municipal de Saúde, José Edson, participaram, nesta quinta-feira (19), da 17ª edição do Encontro da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis, promovido pelo Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social – NUSP/UFPE, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS no Brasil.

Com o objetivo de debater o panorama atual do Movimento de Municípios Saudáveis no contexto da pandemia da Covid-19, evento virtual engloba as práticas saudáveis das gestões de saúde e seus benefícios para a comunidade a nível regional, nacional e continental.

Fazem parte das iniciativas saudáveis a adesão municipal ao Núcleo de Promoção à Saúde, que proporciona, através da implementação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, garantir o acesso a diversas modalidades de cuidar, como aquelas relacionadas à medicina tradicional chinesa, fitoterápicos e plantas medicinais, biodança, aromaterapia, musicoterapia, arteterapia, meditação, dentre outras formas de cuidado complementar e integral. Garantia do acesso do usuário às ações de saúde estratégicas (saúde da mulher, criança, adolescente, idoso, população negra, homens, LGBTQIA+, além de outros públicos estratégicos).

A articulação entre os municípios participantes da rede é um dos benefícios para Gravatá, proporcionando troca de experiências, conhecimentos e apoio técnico entre eles. Sobre esta articulação, José Edson, secretário municipal de Saúde, pontua que “estar em contato com outros municípios e trocar experiências em iniciativas saudáveis é enriquecedor e, ao mesmo tempo, muito importante para que apliquemos em Gravatá práticas de saúde já executadas em outros municípios e estes também possam importar as práticas aplicadas aqui na nossa cidade. Por fim, ganham os usuários do Sistema de Saúde”

O prefeito, Padre Joselito, vê com muito entusiasmo a adesão de Gravatá à RPMS. “Gravatá é uma cidade que se desenvolve a cada dia e a saúde é a área que mais estava carente em nosso município. Na campanha os gravataenses nos pediram para cuidar da saúde e estamos cuidando. Gravatá fazer parte da Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis é uma vitória para a nossa saúde, pois indica que estamos trazendo para a população não apenas os métodos tradicionais de tratamento de doenças, mas alternativas terapêuticas complementares que irão proporcionar melhor qualidade e eficácia durante todo o processo até a cura. Isso demonstra o nosso cuidado e o nosso compromisso com as pessoas.”

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)