A realização foi possível graças ao apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, por meio da Prefeitura de Gravatá
Crianças e adolescentes que moram no Sítio Candeeiro 2, no distrito de Mandacaru, na zona rural de Gravatá, tiveram contato com a cultura de forma intensa nos últimos três meses por meio do projeto “Pequenos Brincantes”.
Durante este período, eles participaram de oficinas multiculturais, como atuação e aulas de pife, com a coordenação do produtor cultural Lucas Silva.
A culminância do projeto aconteceu com a apresentação da peça teatral “Severino Biu e o Rico Invejoso”. Além da peça teatral, o evento também contou com a apresentação da Banda de Pífanos do Mestre Ciel, que foi um dos oficineiros.
Como produto resultante das aulas de Pife, foi criada a primeira Banda de Pife do Sítio Candeeiro, “A Luz do Candeeiro”, que é formada por oito crianças e adolescentes da comunidade, uma vitória na luta pela visibilidade e resistência da cultura popular na cidade de Gravatá.
O projeto contou com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, por meio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à arte e à valorização dos fazedores de cultura locais.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia projeto “Pequenos Brincantes”