I Encontro de Bacamarteiros de Gravatá celebrou a cultura nordestina e homenageou Sr. José Teixeira

Tags: , ,
Publicado em 04 de maio de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

Mais de 40 grupos de bacamarteiros de diversas cidades e estados participaram de uma programação especial voltada à valorização das tradições regionais

 

Gravatá viveu um momento marcante de valorização cultural neste domingo (04), com a realização do I Encontro de Bacamarteiros do município, em homenagem ao Sr. José Teixeira. O evento reuniu mais de 40 grupos vindos de diferentes cidades de Pernambuco e de outros estados, com concentração na Escola Devaldo Borges. A celebração foi um verdadeiro sucesso, reforçando a força da tradição nordestina.

 


Com mais de 70 anos de história, os Bacamarteiros de Gravatá demonstraram a vitalidade de uma das manifestações mais autênticas do patrimônio imaterial do Nordeste. A programação incluiu café da manhã, cortejo até a Igreja Matriz de Sant’Ana com participação na celebração eucarística, salva de tiros no Pátio de Eventos, além de almoço, cerimônia de certificação e apresentação musical, atividades que reforçaram o caráter cultural e comunitário do encontro.

 


O evento também promoveu um importante intercâmbio cultural entre os grupos participantes, fortalecendo os laços e reafirmando o compromisso coletivo com a preservação das tradições.

 

Reginaldo Rodrigues, conhecido como cabo 5, faz parte da Associação Cultural dos Bacamarteiros de Santa Cruz da Baixa Verde, comentou que: “O que motivou foi que eu sou um bacamarteiro, gosto muito da cultura do bacamarte. E esse evento aqui, o primeiro evento que o senhor José Teixeira, o qual eu conheço há muitos anos, meu amigo, e sempre quando tem eventos, nós do sertão procuramos vir. E ontem a gente saiu de Santa Cruz da Baixa Verde às 13 horas, chegamos aqui às 19h40, e estamos aqui desde ontem para participar desses grandiosos eventos. O primeiro evento que está sendo feito aqui em Gravatá, e é um prazer para gente”.

Pedro do Nascimento, condutor de ambulância, veio da cidade de Capela do estado de Sergipe para prestigiar esse encontro: “O motivo principal de ter vindo de longe é a amizade, é o respeito que o Bacamarteiro tem com a família Bacamarteira. E uma pessoa, como o senhor José Teixeira, fez o convite e eu tenho um respeito à Teixeira inexplicável. Além do amor pelo Bacamarteiro, pela cultura, pelo tiro da paz”.

 

Simone Lima, dona do supermercado Santana e idealizadora desse evento, destacou que: “É uma emoção muito grande. Ser em Gravatá era um sonho do meu pai, idealizar esse encontro. E eu disse, meu pai, é muita gente, mas a gente consegue. Então, chamei minha equipe, convidei eles e a gente veio junto com o apoio da Prefeitura e com as empresas, parceiros do supermercado Santana, e a gente está promovendo essa festa tão linda para mais de 40 grupos aqui no estado de Pernambuco. Então, assim, é um dia de muita felicidade pra mim e pro supermercado Santana”.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente neste momento festivo e cultural: “Aconteceu em Gravatá o primeiro encontro de Bacamarteiros, homenageando nosso amigo José Teixeira. Ele sempre à frente de grupos de Bacamarteiros e hoje aqui vários municípios se encontrando. De modo que é um prazer, uma satisfação, uma honra poder recebê-los e recebê-las em Gravatá. Este será o primeiro encontro de muitos que virão. Os bacamarteiros, como sabemos, são assim uma marca e um destaque em nossa cultura nordestina. Contamos com o apoio também do supermercado Santana e de tantas outras pessoas que desejavam já há algum tempo que esse encontro de bacamarteiros acontecesse. Será um dia maravilhoso e parabéns Gravatá por realizar o primeiro encontro de Bacamarteiros”.

A iniciativa promovida pelo Supermercado Santana contou com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Prefeitura de Gravatá, por meio das secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer; Saúde; Obras e Serviços Públicos; Comunicação e Imprensa, além da Guarda Civil Municipal. Além de parceiros como o Café Santa Clara e Itambé.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS