Posto de Saúde do Cruzeiro I oferece palestra pelo Março Lilás de combate ao câncer do colo do útero

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 10 de março de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: ACS

Esta é uma das unidades de saúde de Gravatá que atende em horário estendido, até às 20h, uma quarta-feira por mês

Desde o mês de janeiro deste ano, as Unidades Básicas de Saúde de Gravatá realizam atendimento à população em horário estendido, até às 20h, uma vez por mês, sempre às quartas-feiras.

Esse diferencial na Atenção Primária em Saúde do município oferece atendimento de toda equipe e especialidades aos moradores da área urbana da cidade. 

 

Um desses postos é o Judas Tadeu (Cruzeiro I), que além de estender o horário do atendimento, realizou outra atividade importante nesta quarta (09), como explica a enfermeira responsável pelo posto, Luana Lima. “Março Lilás é um mês de prevenção e conscientização das mulheres sobre o câncer de colo de útero, que é um dos cânceres mais comuns que acomete as mulheres brasileiras, mas que tem prevenção, que é o exame citopatológico, que é realizado aqui e em todas as Unidades Básicas de Saúde de Gravatá. Unificamos o horário estendido hoje fazendo o dia D para demanda espontânea para as mulheres da comunidade que tivessem interesse em fazer o exame de prevenção. As Agentes Comunitárias de Saúde – ACS avisaram com antecedência e conseguimos atingir um público grande”.

 

A psicóloga aposentada Maria Auxiliadora Duarte, de 67 anos, foi uma dessas mulheres que aproveitou o atendimento em horário estendido. “Achei uma iniciativa maravilhosa, porque muitas mulheres trabalham e não têm tempo para vir durante  o expediente e nesse horário estendido facilita bastante. E essa questão da prevenção é necessária, pois todo mundo sabe que o câncer do colo do útero tem índice alto e se for tratado desde o início é bem mais fácil a chance de cura. Prevenir é a melhor estratégia. Quero destacar que o atendimento aqui é excelente, os profissionais são muito educados, da recepção, enfermagem, ACS, todos, fiquei encantada. Normalmente as pessoas falam mal do serviço público e temos que reconhecer quando esse serviço é bem prestado. Estou morando em Gravatá há um ano e tenho tido boas experiências com o serviço público daqui em geral”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS