Parceria entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado marca a relevância do município na economia e no turismo cultural
O lançamento da segunda edição do festival “Pernambuco Meu País”, evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundarpe e Empetur, foi um encontro com a arte popular.
Gravatá é um dos municípios parceiros, por meio da Prefeitura – Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e marcou presença no lançamento, que aconteceu na manhã da sexta (11), no Museu do Cais do Sertão, no Recife, onde foi apresentada a programação do palco principal, que será no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.
O prefeito Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, da chefe de gabinete, Liliane Costa, do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, do secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, e do diretor de Esportes e Lazer, Anderson Pedroza, participou do evento e, assim como os prefeitos e prefeitas dos outros nove municípios contemplados com o evento cultural, pôde conferir a programação que vai aportar em Gravatá, nos dias 22, 23 e 24 de agosto.
Cacau de Paula (de preto), secretária de Cultura de Pernambuco, enalteceu a seriedade com que Gravatá trata os eventos da cidade e é um dos motivos que levou o festival como parte desta programação anual pelo segundo ano. “Gravatá é uma referência quando a gente fala de turismo, de cultura, tem um calendário muito potente de cultura ao longo do ano. E o Festival Pernambuco Meu País chegou para agregar mais um momento, mais uma semana de eventos em Gravatá, porque a gente começa ao longo da semana com oficinas, com formações e levando as mais diversas linguagens para Gravatá, pois vão ser quatro, cinco dias ao todo de atividades na cidade”.
Marllon Lima (à direita) está animado com as atrações que vão passar por Gravatá. “A programação está excepcional. Tem forró, tem samba, tem pop rock, então todos estão convidados. Todo mundo é convidado para mais uma edição do Pernambuco Meu País em Gravatá, nos dias 22, 23, 24 de agosto. Além do palco principal, o palco Pernambuco Meu País, com a noite do samba, a noite do pop rock, a noite do forró, tem muita coisa boa, é a cultura popular como um todo. É a valorização da nossa cultura, resgata nossa história, fazendo com que as novas gerações para frente toquem a nossa cultura pernambucana, que é linda de se ver”, afirmou o secretário.
O gestor municipal (à esquerda) falou sobre a presença de Gravatá no festival pelo segundo ano consecutivo e do crescimento da economia e do turismo cultural com esta participação. “A segunda edição do Festival Pernambuco Meu País, lançado hoje aqui pela governadora Raquel Lyra, demonstra que Gravatá é sim uma rota em que os eventos acontecem e acontecem justamente para movimentar nossa economia, mas acima de tudo, para reconhecer, acolher, fortalecer e divulgar os fazedores de cultura em Pernambuco, no caso também em Gravatá. É esse apoio que vem acontecendo, um apoio necessário que dinamiza, alegra e faz com que o festival seja inclusivo e que contempla todos os segmentos da nossa cultura pernambucana e gravataense”.
Além do palco principal, outros polos espalhados pela cidade também farão parte da festa, valorizando a cultura local e promovendo experiências inesquecíveis. A programação completa desses polos será divulgada em breve.
PROGRAMAÇÃO PRINCIPAL PALCO “PERNAMBUCO MEU PAÍS”, NO PÁTIO DE EVENTOS CHUCRE MUSSA ZARZAR
22 de Agosto (Sexta-feira)
Espetáculo de abertura: Pernambuco, Meu País
Fagner Chagas
Dorgival Dantas
Mara Pavanelly
Tarcísio do Acordeon
DJ Armandinho Reggae (intervalos)
23 de Agosto (Sábado)
Afoxé Omim Sabá
Lucas dos Prazeres
Gerlane Lopes
Diogo Nogueira
Alexandre Pires
DJ João Guerra (intervalos)
24 de Agosto (Domingo)
Família Salustiano e a Rabeca Encantada
Chico Chico
Lenine
Biquini Cavadão
Falcão
DJ 440 (intervalos)
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)