A iniciativa beneficiará famílias cadastradas no CRAS, nas Cozinhas Comunitárias e em situações de vulnerabilidade. Desta forma reforçando a segurança alimentar e nutricional da população.
O município de Gravatá iniciou, na quarta-feira (13), a fase de execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), com a entrega de 28 toneladas de produtos cultivados pela Associação dos Produtores Rurais do PAH Barra Bonita. O investimento total é de R$ 196.997,80, viabilizado por recursos de emenda parlamentar do deputado federal Túlio Gadêlha para a Conab, no âmbito do programa do Governo Federal.
Os alimentos, que somam exatos 28.161 kg, foram destinados ao Centro de Armazenamento de Alimentos do FMAS de Gravatá e distribuídos às duas cozinhas comunitárias do município. Entre os produtos entregues estão cará, chuchu e banana, conforme a disponibilidade de cada safra. A iniciativa beneficiará famílias cadastradas nos CRAS, nas Cozinhas Comunitárias e em situações de vulnerabilidade. Desta forma reforçando a segurança alimentar e nutricional da população.
A ação fortalece a agricultura familiar, garante o escoamento da produção local e amplia o acesso a alimentos de qualidade para quem mais precisa. A entrega, inicialmente, ocorrerá durante um período de três meses, de acordo com a sazonalidade dos produtos.
É importante destacar que essa iniciativa é fruto da parceria entre o deputado federal Túlio Gadêlha, a Conab e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude.
Maria Severina, conhecida como D. Lena é assistida pelo CRAS. Ela estava bastante feliz com este complemento alimentar: “Eu fiquei bem feliz quando soube que estaríamos recebendo mais alimento para nossa mesa. Aqui estava tudo organizado. Só quero agradecer”.
A secretária de Assistência Social e Juventude, Maria Gorete, explicou que: “É com grande alegria que nós estamos hoje aqui fazendo essa distribuição desses produtos que é o cará, o chuchu e a banana, que é através de uma emenda do deputado federal Túlio Gadelha junto à Conab e Prefeitura de Gravatá que articularam para que essa emenda fosse destinada à população de Gravatá. Esses alimentos são produzidos através do PAA, da Agricultura Familiar e estão sendo destinados a população cadastrada nos Cras, na Cozinha Comunitária e às famílias em vulnerabilidade, desta forma a gente vai dando esse amparo, esse reforço na alimentação dessas famílias. A gente tem cerca de 28 toneladas que vão ser distribuídas ao longo de três, quatro meses. Inicialmente, a gente está com esses produtos e pode ser que depois chegue mais produtos”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)