As duas campanhas tratam da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e da conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher
Usuários do SUS de São Severino, na zona rural de Gravatá, tiveram palestra informativa na manhã da segunda (18), relacionada às campanhas nacionais Agosto Dourado e Agosto Lilás, na Unidade Básica de Saúde Maria Lúcia da Silva.
Essa ação conjunta foi uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e da Mulher, em que existe o enfoque na promoção, proteção e apoio no aleitamento materno e na conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher.
Flaviana Cecília de Medeiros, agricultora, foi uma das usuárias que participou da ação desta segunda e achou a atividade positiva. “Eu acho legal ter esse tipo de ação. É bom a gente entender um pouco das coisas, porque violência contra mulher não é nada bom. Mulher merece respeito, amor e carinho. E também teve a questão da amamentação, estou com meu quinto filho, Valter, de dois meses, mas é sempre bom se informar. Amamentei todos eles e a minha mais velha, que está grávida inclusive, tomou leite de peito até os sete anos. É muito bom, tanto pra gente que é mãe como para os bebês, que faz bem para saúde. Eu gosto muito de amamentar, porque a gente só sente que é mãe quando a gente tá amamentando o filho da gente”.
De acordo com Társia Bezerra, enfermeira da UBS de São Severino, “neste mês, a gente fala sobre essas duas ações e foca na questão da amamentação até os seis meses de vida. E falamos sobre a conscientização da violência contra a mulher. A gente orienta que se ela se sentir de alguma forma violada procure ajuda e a gente está orientando para procurar os seus direitos também. É uma ação que está acontecendo em todas as unidades e intensificamos essa ação neste mês pelas campanhas nacionais. Acho que o pessoal respondeu bem a essa palestra, tivemos uma quantidade significativa de pessoas”.
Cilene Ferreira, administradora distrital de São Severino, estava presente na ação da Unidade Básica de Saúde Maria Lúcia da Silva.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)