Encontro destacou avanços dos programas Baraúnas e Flor de Mandacaru, que beneficiam crianças, adolescentes e idosos
Na manhã desta segunda-feira (18), o Instituto Abdalziz Moura foi recepcionado no gabinete do prefeito para apresentar as evoluções dos projetos Baraúnas, voltado a crianças e adolescentes, e Flor de Mandacaru, direcionado a pessoas idosas. Ambos os trabalhos atendem moradores do bairro Alpes Suíço, desenvolvendo atividades em duas unidades distintas na comunidade.

As ações abrangem dimensões educativas, sociais, ambientais, econômicas e de fortalecimento de vínculos, contando, em grande parte, com recursos dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.

O encontro também teve como objetivo consolidar novas parcerias, ampliando o alcance das iniciativas já em execução. Na oportunidade, o Instituto apresentou seus números e estratégias, enquanto a gestão municipal destacou melhorias realizadas no bairro, como a construção de calçadas, reforma do parque, inauguração da creche e da cozinha comunitária, além da implantação da nova iluminação em LED.
Um dos fundadores da Instituição Abdalaziz de Moura, comentou que: “Nós estamos saindo aqui de uma reunião extremamente fruturosa e proveitosa porque trouxemos uma proposta elaborada com muita discussão nas bases, com as pessoas idosas do bairro, para que na perspectiva de um processo a ser desenvolvido de cooperação e de parceria entre a Prefeitura Municipal de Gravatá e o Instituto e as pessoas que participam dos projetos do Instituto no bairro Alpes Suíço, Santana, Salgadão e naquele entorno, a gente possa, no futuro, disponibilizar de um espaço físico condizente com as demandas de desenvolvimento do bairro. No momento, a gente está trabalhando com crianças e pessoas idosas, mas a perspectiva é que diversos centros de interesse na área da saúde, da tecnologia, do meio ambiente, dos negócios, da cidadania, das artes, da cultura, a gente possa ter espaço físico para que todas essas pessoas encontrem um lugar onde eles possam atender às suas demandas da gestão”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, destacou que: “Hoje recebi o Instituto Abdelaziz Moura que apresentou todo um trabalho que acontece há alguns anos junto à pessoa idosa, crianças, adolescentes, de modo que esse trabalho fez com que uma procura maior acontecesse. Daí foi feita uma apresentação das atividades, o que o Instituto está pensando e planejando para o futuro. Inclusive, a questão de espaço e necessidade de um espaço maior e mais adequado. Diante disso, vamos ver de que forma podemos nos ajudar, podemos fortalecer e ampliar ainda mais esse trabalho. Parabenizo toda a equipe do Instituto e esse trabalho maravilhoso que é realizado, que consiste em salvar vidas, ou muitas pessoas retomando o sentido da vida a partir de atividades que vêm participando. Parabéns!”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)