Atividade contou com apresentação cultural e palestra sobre direitos e inclusão, promovida pelo SERC com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá
A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência 2025 foi aberta nesta quinta-feira (21) com uma programação especial na Escola Erempaf. A iniciativa é da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e do Serviço de Estimulação de Reabilitação da Criança – SERC.
O encontro começou com uma apresentação cultural que envolveu os jovens do SERC e, em seguida, trouxe uma roda de conversa conduzida pelo psicólogo do SERC, Alberes, que apresentou o Estatuto da Pessoa com Deficiência. O documento reforça os direitos assegurados por lei e a importância da inclusão e do reconhecimento da pessoa com deficiência como parte fundamental da sociedade.
Caio, diretor adjunto do SERC, comentou que: “Hoje dando aqui o pontapé inicial da Semana da Pessoa com Deficiência. Oficialmente vai ser na noite desta terça-feira na Secretaria da Educação. Porém já estamos por aqui no EREMPAF, fazendo uma apresentação de dança e também uma palestra para que a gente possa entender um pouco mais sobre a inclusão efetivamente da pessoa com deficiência na nossa sociedade”.
Carlos Eduardo Gomes, diretor escolar da Erempaf, falou que: “A Semana da Pessoa com Deficiência que iniciou aqui na Erempaf, é um momento que a gente mostra a toda a comunidade o trabalho que a gente realiza durante todo o ano. E aí a gente também agradece a parceria com o SERC e com a Secretaria de Assistência Social. Desde o começo do ano a gente vem realizando trabalhos aqui e essa Semana é apenas a culminância de todo o trabalho que vem sendo realizado durante o ano letivo”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)