SERC realiza caminhada pelas ruas do centro de Gravatá e finaliza Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Tags: , , ,
Publicado em 28 de agosto de 2025, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Caminhada da Inclusão

Vestidos com camisas brancas com foto da Maria das Dores, ex-diretora da instituição, usuários, familiares deles, escolas e sociedade civil marcaram presença para elevar a voz sobre os direitos dessas pessoas e mostraram o comprometimento do município com a causa

 

 

Dentro da programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Gravatá, o SERC – Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança realizou, na tarde da quinta (28), mais uma edição da Caminhada da Inclusão, que saiu da instituição, percorreu as principais ruas do centro e teve culminância na Praça da Matriz de Sant’Ana.

 

 

Vestidos com camisa branca estampada com uma foto da ex-diretora do SERC, Maria das Dores, que faleceu recentemente, bolas brancas e cartazes, os participantes pediram inclusão para toda sociedade. 

 

 

João Álvaro Lemos, de 25 anos, tem síndrome de Down e estava na caminhada. Ele falou sobre a relação dele junto ao SERC. “Eu comecei no SERC quando eu tinha três anos. Gosto muito do SERC e gostei muito da caminhada, eu adorei. Viva a inclusão!”.

 

A mãe dele, a agricultora Cida Lemos está muito agradecida ao SERC e à prefeitura. “Eu sou mãe de João Álvaro e eu me sinto presenteada por Deus e pelo SERC ter acolhido meu filho, porque sem o SERC eu não saberia ser hoje a mãe que eu sou. E meu filho hoje é tudo, estudou, fez o terceiro ano, é uma bênção de Deus, é meu companheiro. Eu só tenho que agradecer a Deus e ao SERC, a família SERC, a Maria das Dores e a equipe. O SERC é tudo na minha vida e na vida da família de Álvaro. A inclusão é a base de tudo, principalmente a família que tem uma criança especial. Então eu só tenho mais que agradecer a Deus, ao SERC e à prefeitura, que dá uma cobertura muito boa. Hoje, o ônibus do município pega meu filho na minha porta e leva na porta do SERC. Então eu só tenho que agradecer a Deus e a prefeitura, o nosso prefeito, a Secretaria de Educação e o SERC. Eu só tenho que agradecer”.

 

Ozélia Soares da Silva Santos, presidente do SERC, falou sobre a caminhada e o apoio da prefeitura à instituição. “Hoje é um dia muito importante para todas as famílias que têm uma criança especial e é nesse momento que a gente sai às ruas, onde nós estamos mostrando nossas crianças e estamos reivindicando os direitos que elas têm. Muitas famílias ainda escondem seus filhos e não é possível que essas pessoas façam isso. É uma forma de mostrar o que é feito no SERC, as famílias são recebidas, as crianças são estimuladas e eu digo: mães, acreditem nos filhos de vocês. Tivemos o apoio da prefeitura, ela sempre está conosco, graças a Deus, de uns anos para cá, nós estamos tendo bastante apoio do prefeito Joselito e tem sido fantástico esse apoio, porque no momento mais difícil que eu sei que estava, foi o momento em que nós conseguimos esse apoio da prefeitura para podermos ter mais fono, físio e outros profissionais atendendo as nossas crianças. Então foi e é fundamental o apoio da Prefeitura de Gravatá para o SERC. Obrigada!”.

 

Amanda Monteiro, coordenadora de Educação Inclusiva de Gravatá, esteve presente na caminhada e disse que “este é um momento ímpar, é uma ação que o SERC realiza todo ano e a prefeitura está junto, apoiando toda a equipe da educação inclusiva para trazer visibilidade à pessoa com deficiência, mostrar para as pessoas que eles estão aí, que eles precisam ter os seus direitos garantidos, que eles precisam de fato ser incluídos na sociedade e que precisa ser garantida a eles a acessibilidade, os direitos que precisam ser conquistados e mantidos na sociedade. Gravatá tem esse histórico, esse trabalho junto ao SERC e hoje a gente tá aqui maravilhado com a caminhada que foi linda, um evento maravilhoso que teve adesão aí de escolas, de pais, de mães e muitas pessoas da sociedade”. 

 

 

A chefe de Gabinete de Gravatá, Liliane Costa, esteve presente na Caminhada da Inclusão representando o prefeito Joselito Gomes. Representantes do Centro de Inclusão de Gravatá – CIG também marcaram presença.

 

 

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência aconteceu do dia 21 até esta quinta (28), e trabalhou o tema deste ano, definido pela APAE Brasil, “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”. A realização foi da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS