A ação integra um plano estratégico da atual gestão para ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos e reduzir as filas de espera no município
Na manhã da quinta-feira (11), o Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa (HDPVP), realizou mais quatro cirurgias ginecológicas de histerectomia, reafirmando o compromisso da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o fortalecimento da rede pública de atendimento à saúde da mulher.
A iniciativa, que faz parte da rotina do hospital, tem impacto direto na vida de moradoras como Elizandra Mendes G. Soares, dona de casa e residente no bairro Santa Luzia. “Estava aguardando a cirurgia e tudo foi bem encaminhado pela Clínica da Mulher. Aqui no hospital tem cirurgia e não é de hoje. Já faz um tempinho, já que existem várias cirurgias aqui, só que muita gente ainda desconhece. Com esta oferta foi bom para a gente, né, que não quis se deslocar para outras cidades”.
A diretora do HDPVP, Isabelle Campos, destacou que as cirurgias fazem parte de um planejamento contínuo voltado para a saúde feminina. “Nós oferecemos esse serviço semanalmente. As cirurgias ginecológicas acontecem na terça-feira e na quinta-feira. Na terça realizamos as cesarianas; na quinta, as laqueaduras, as histerectomias e também outras cirurgias. O fluxo inicia nas Unidades de Saúde, com encaminhamento para a Clínica da Mulher, que direciona as pacientes ao hospital. Com esse cronograma estruturado, a gestão do prefeito Joselito Gomes reafirma sua política de descentralização e valorização da saúde pública, com foco especial na atenção primária e especializada para as mulheres”.
A continuidade e frequência das cirurgias demonstram um esforço concreto para fortalecer o sistema municipal de saúde e garantir que as gravataenses não precisem se deslocar para outros municípios em busca de atendimento.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)