Alunos e gestores de 12 escolas participaram do evento que aconteceu na manhã da quarta (17), no auditório da Secretaria de Educação
A juventude gravataense foi a grande protagonista na solenidade de posse dos Grêmios Estudantis, que aconteceu na manhã da quarta (17), no auditório da Secretaria de Educação, com representantes de 12 escolas do município.
O evento teve a presença de Joselma Melo, secretária de Educação, e dos secretários executivos da pasta, Nadjaécio Coêlho e Rubenildo Moura, além de Marivaldo Vilar, que é coordenador do Núcleo de Apoio aos Estudantes e Familiares – NAEF.
Ítalo Israel, estudante do 9º Ano da Escola Municipal Amenayde de Farias, falou do orgulho em ter sido escolhido como o presidente do Grêmio Estudantil da escola dele. “Nossa função como Grêmio é ajudar os alunos e a direção. A gente também é o braço direito da direção, a gente tenta ajudar ao máximo, tenta sempre ouvir sugestões dos alunos para melhorias da escola e tudo mais. Eu me sinto muito honrado, principalmente, em ser o presidente do Grêmio Estudantil, porque de começo eu ia ser o diretor de esportes e acabei ficando como presidente. Eu fiquei muito feliz, me senti muito honrado. A gente fez a campanha e minha chapa acabou vencendo”.
Eline Silva Jordão, do 8º ano da Escola Municipal Edgar Nunes Batista, falou sobre o papel do grêmio para os estudantes. “Eu acho muito importante porque eu estudo no Edgar faz três anos, desde que eu cheguei em Gravatá, e tem coisas que eu, como aluna, representando todos os outros alunos, gostaria de mudar”.
Gabrielly Thainá Silva Neves, vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, tem consciência do papel deles na unidade de ensino. “Eu acho importante essa função porque não só pra gente, mas pra todos os alunos, porque o que eles estão passando, o que está precisando na escola, a gente pode ser a voz deles, a voz estudantil nas escolas”.
Ana Lúcia Medeiros, gestora da Escola Municipal José Batista de Melo, do distrito de Avencas, falou sobre a eleição dos grêmios. “Foi um processo muito bonito, democrático e que trouxe uma vida pra escola e é a importância do estudante integrado na escola. Então, todos eles fizeram as suas propostas e os colegas elegeram. Eles, bem democráticos, eu achei lindo esse momento. E hoje estão aqui tomando posse do Grêmio, que é uma ação muito importante principalmente para a rede do município e também para as escolas municipais porque é a participação do jovem dentro da escola”.
Joselma Melo finaliza dizendo que “é um momento muito significativo para todos nós que fazemos a rede municipal de ensino, principalmente para nossas escolas, onde eles serão os protagonistas de suas ações, com liderança, com entusiasmo, fazendo com que eles possam promover ações em benefício deles mesmos e de toda a comunidade escolar. São 12 escolas participantes com o Grêmio Estudantil e onde toda a equipe do Grêmio poderá promover atividades culturais direcionadas para todo o público escolar, mas com a direção da gestão da escola e com o apoio da Secretaria de Educação. O Grêmio é muito mais do que uma representação estudantil. É o espaço onde os alunos aprendem sobre cidadania e também eles podem se preparar justamente para transformar a vida escolar, a vida de todos os estudantes para o bem maior da sociedade”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)