Serviço atende a um pedido antigo da comunidade e garante mais segurança e dignidade para moradores e visitantes
A comunidade de Russinha recebeu uma importante melhoria com a instalação de postes de iluminação pública na via de acesso e entrada do Cemitério São Francisco. O serviço foi executado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atendendo a um pedido antigo dos moradores do distrito.
Ao todo, foram instalados 9 postes, sendo 7 postes de concreto e 2 de metal, equipados com lâmpadas de LED, garantindo mais segurança, conforto e dignidade para todos que frequentam o espaço. Antes, familiares e amigos precisavam enfrentar a escuridão ao enterrar seus entes queridos. Agora, a iluminação transforma o ambiente e traz tranquilidade para a população local.
A instalação dos postes foi realizada pela empresa EIP – Serviço de Iluminação e representa mais um investimento da gestão municipal na melhoria da qualidade de vida dos gravataenses.
De acordo a moradora de Russinha, a dona de casa Flávia Ferreira, com a chegada da nova iluminação, o sentimento da comunidade é de conquista e valorização de um espaço que tem grande importância afetiva: “Foi uma conquista muito grande para a comunidade esse calçamento e agora a iluminação do cemitério que era uma coisa que a gente almejava muito. Antes era difícil porque a gente tinha que sepultar a luz de lanterna do celular ou então a gente ter que entrar com as motos para conseguir enterrar. Eu fui para um sepultamento de um ente querido e eu comentei com as meninas lá que ia sair a iluminação do cemitério, aí as meninas não acreditavam, mas o pessoal já tinham vindo medir e ficamos esperando. Aí quando a iluminação ficou pronta eu passei o resto da tarde tocaiando e esperando acender. Eu fui a primeira pessoa a tirar foto e colocar nos grupos. Eu passei a noite sem dormir. Só agradecer porque hoje pode morrer quem morrer a gente vai ter como enterrar de dia, de noite, de madrugada, na hora que chegar a gente vai ter como enterrar e não vai precisar a gente entrar com moto ou com lanterna de celular. Agora podemos dar um sepultamento digno a quem foi, né? Ficou ótimo”.
Isaac dos Santos, administrador distrital de Russinha, comentou que: “São sete postes colocados de concreto e dois de metal. É um sonho realizado, um sonho da população que pedia. Passou a gestão anterior e a população não estava acreditando que ia ser colocado isso. Já teve sepultamento aqui de ser a noite sob luz de celular e até entrando moto no cemitério para conseguir iluminar a cova, mas agora tenho certeza, graças a Deus, o pessoal está bastante satisfeito. Agradecer a Viviane Facundes pelo empenho, dedicação e que sempre esteve com a gente”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)
Fotos aéreas: Eliese Henrique