Trabalhadores receberam atendimentos médicos, odontológicos, nutricionais e atividades de acolhimento emocional
Em alusão ao Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde, em parceria com a empresa Via Ambiental, promoveu nesta terça-feira (23) uma ação voltada aos profissionais da limpeza urbana.
Os trabalhadores, que diariamente cuidam da limpeza das ruas da cidade, receberam uma atenção especial à sua própria saúde, com uma programação que incluiu atendimentos médicos, nutricionais e odontológicos, além de serviços de aferição de pressão e glicose, vacinação e sessões de musicoterapia.
O médico clínico do CAPS AD, Izaias Júnior, abordou o tema do sofrimento emocional, reforçando a importância do cuidado com a saúde mental e da valorização da vida.
Edvaldo João da Silva faz parte da equipe de limpeza urbana e ficou bem feliz com esse cuidado: “Então ninguém nem esperava, o atendimento é muito bom aqui hoje. O médico aqui, dentista, tudo aqui para exames de glicose. Daqui a pouco vou passar pelo médico também. Foi uma surpresa muito grande que eu tive, então todo mundo parabéns aqui e muito obrigado, viu?”.
A gerente de contrato da Via Ambiental, Bárbara Luz Nogueira, destacou que: “A gente está aqui com a ação da Secretaria de Saúde, juntamente com a prefeitura, né? Todo mês agora a gente pode ter essa ação, não é uma ação, assim, esporádica, né? Então, isso é muito bom, eu achava que era algo esporádico que iria acontecer, mas os meninos precisam desse cuidado, precisam dessa atenção. É uma equipe que tá sempre aí, no dia a dia, trabalhando, mantendo a cidade limpa, trabalhando com algo muito insalubre, que é o lixo, né? Então, esse cuidado é muito importante pra saúde do pessoal”.
Gabriela Torres, coordenadora de promoção à saúde, comentou que: “A Secretaria de Saúde, mais uma vez, está se fazendo presente com a ação do Setembro Amarelo, trazendo alguns serviços para esses profissionais que são de extrema importância para a população gravataense. Serviços esses como odontomóvel, atendimento de enfermagem e atendimento médico. No início foi realizada uma palestra com esses profissionais relacionada ao Setembro Amarelo e dentre outros serviços que estamos proporcionando aqui para eles hoje”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)