Momento aconteceu na noite do sábado (04), no auditório da Secretaria de Educação, com apoio da Prefeitura Municipal aos talentos literários
O escritor e poeta gravataense e caruaruense, George Andrade, lançou, na noite do sábado (04), no auditório da Secretaria de Educação, o terceiro livro dele, “Gravatá em Poesias e Memórias”, uma antologia literária que tem como eixo temático a cidade de Gravatá.
O lançamento da obra foi muito prestigiado por familiares, amigos e sociedade intelectual de Gravatá e teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa.
A apresentação ficou a cargo da radialista Terezinha Carvalho. Na mesa, o autor George Andrade, que além de escritor e poeta, é servidor público federal, professor e autor dos livros “Confissões em Versos” e “Meus Universos”; Dilsa Farias, professora aposentada, atualmente administra o grupo “Gravatá em Fotos e Recordações” no Facebook e é membro efetiva da Academia de Artes e Letras de Gravatá (ALAG); e Vital Pontual, escritor, jornalista e servidor público federal gravataense. É autor de dois livros: “Escobar Júnior e a cobertura da Veja aos atentados de 11 de setembro de 2001” e “Ainda Hoje Te Espero”. Atualmente, produz o terceiro livro dele.
Dilsa Farias (ao centro) é uma das coautoras do livro. “Foi uma surpresa muito boa o convite que ele me fez. Eu nem esperava. A gente troca artigos e eu escrevo muito sobre a história de Gravatá, que eu tô aqui desde que nasci, há 70 anos. Acompanhei ela em preto e branco e hoje eu vejo tudo colorido, muita gente de fora e tudo pra mim é harmonia, é paz, é amor e lembranças. Então, quando ele me chamou, eu me senti muito honrada e emocionada. Eu tenho minha simplicidade de ficar tranquila e as coisas acontecem. Gravatá é uma inspiração, eu amo demais essa cidade. Eu tenho muitas fotos em preto e branco de Gravatá. Se você um dia for no Facebook, você encontra o grupo Gravatá em Fotos e Recordações, que administro e é bem interessante”.
Para George Andrade, “Gravatá em Poesias e Memórias, para mim, é um marco na literatura gravataense e regional, porque representa um esforço de promover nossa cidade por meio dos artistas de Gravatá. Então, através desse livro, nós estamos revelando nossas impressões, nossas lembranças, nossa visão sobre a nossa amada Gravatá. Eu tive a ideia porque eu senti essa necessidade, de promover os artistas da cidade, que muitos, às vezes, não se conhecem. Então, Gravatá em Poesias e Memórias é uma galeria, é um espelho desse talento. Não são todos artistas que estão nessa obra, mas é uma forma de promover, que seja a primeira de várias. Eu contei, esse ano, com o apoio da prefeitura, especialmente vocês da Secretaria de Comunicação, para divulgar, é um meio muito importante, o apoio institucional da prefeitura no lançamento dessa obra. Então, agradeço. O livro vai estar disponível online, pelo meu perfil @georgebandrade no Instagram, e também na Livraria Papelgrafia”.
Gravatá em Poesias e Memórias – O livro é organizado e escrito por George Andrade e conta com a contribuição de mais treze poetas, poetisas e memorialistas do município, que utilizam a linguagem literária para expressar seus sentimentos de amor, exaltação, saudades e crítica social sobre sua terra. A obra se destaca por seu caráter inovador, por ser a primeira antologia literária escrita por autores do município de Gravatá, visando também a promoção e valorização da cidade e dos poetas e escritores locais no cenário regional e nacional.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)