Evento contou com apoio da Prefeitura de Gravatá e reuniu atletas e entusiastas do esporte em trajeto entre a Estação do Artesão e o bairro Nossa Senhora Aparecida
Na manhã do domingo (05), o grupo “Corredores de Gravatá” comemorou seus 9 anos de atividades com uma animada corrida de rua, reunindo corredores locais e visitantes em um percurso que uniu esporte, celebração e integração comunitária. A concentração aconteceu na Estação do Artesão, de onde os atletas partiram até o condomínio Privê Maisons de France, localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida, fazendo o percurso de 6 km.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL; Comunicação Social e Imprensa – SECOM; Saúde; e Segurança e Defesa Civil, dando suporte com a Guarda Civil Municipal e o DMGTTRANS, garantindo a segurança e organização durante todo o trajeto.
A celebração dos nove anos do grupo reforça a importância do incentivo à prática esportiva e ao estilo de vida saudável, como fala Ermesson Rodrigues, auxiliar de escritório, um dos organizadores do grupo e do evento esportivo. “Eu faço parte dos Corredores de Gravatá apenas há seis anos. A ideia inicial começou com o nosso líder, Eduardo, que hoje não pôde estar aqui hoje porque está trabalhando, mas eu já embarquei na história dos Corredores de Gravatá no terceiro ano e de lá para cá, já são nove anos de história. Daí um grupo de amigos decidiu começar a correr e cada vez mais foi crescendo e eu só tenho a agradecer a todo mundo que está aqui participando hoje. Muitas pessoas de fora, vindo gente de Recife, veio gente de Bezerros, veio gente de Vitória, de Pombos, Cabo de Santo Agostinho. Em nome dos Corredores de Gravatá, agradecer à Prefeitura, na pessoa de Anderson Pedroza, que está sempre com a gente, apoiando os eventos, sempre que a gente precisa de qualquer coisa, ele ajuda a gente, agradecer à Guarda, à Secretaria de Saúde, o pessoal da imprensa que está aqui também, agradecer a todo mundo”.
Diego André, encarregado de produção, veio com grupo de corredores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. “É a primeira vez aqui em Gravatá, eu já corria antes, mas na época nem tinha tantos grupos como tem hoje. E aí foi aparecendo grupo, apareceu esse pessoal lá de Pontezinha, que é lá do Cabo, onde faço parte lá e me convidaram pra participar do grupo. E hoje eu sou administrador de lá. Eu acho muito importante a prefeitura incentivar isso. Fiquei sabendo dessa corrida através do Instagram e como a gente sempre participa dos eventos, então automaticamente quando participa de qualquer evento assim fica sempre aparecendo uma outra corrida pra gente”.
Uérica de Araújo, professora de Educação Física, mora no bairro Porta Florada e participou da corrida. “Primeiro vim prestigiar os colegas que já vêm correndo há nove anos e corrida é uma experiência. Eu tô há mais de um ano correndo e não perco uma, é interessante, legal, bom pra saúde. Eu sou professora de educação física, então é minha profissão. Eu sempre fui dos esportes e incentivo meus alunos, todo mundo que está à minha volta. Tá no sangue”.
Eduardo Manuel é técnico de telecomunicações e se dedica à corrida há 10 anos. Ele mora no Loteamento Cruzeiro e foi o primeiro colocado nesta corrida, fazendo o percurso em menos de 21 minutos. “Primeiro colocado, fruto de muitos treinos no decorrer da semana, muito fortalecimento também na academia que me patrocina, que é a Academia Corpo e Alma. Acho que é importante o poder público apoiar esse tipo de atividade porque só faz crescer mais o esporte, que é um esporte que era muito esquecido e agora está sendo muito reconhecido pelo município da cidade, o que as outras gestões anteriores não reconheciam e agora está sendo um privilégio enorme para a gente competir em nossa cidade”.
Anderson Pedroza, diretor de Esportes e Lazer de Gravatá, parabenizou a organização do evento. “Encerrando o final de semana com bastante corrida aqui na nossa cidade, 9 anos do Corredores de Gravatá e não tem jeito melhor de nós comemorarmos esse aniversário do que correndo. Então fica aqui os parabéns, em nome da Prefeitura de Gravatá, a todos os organizadores, principalmente a Emerson, que vem cuidando da saúde da população, fazendo com que as pessoas se movimentem mais”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e cortesia Anderson Pedroza (SECTURCEL)