Iniciativa fortalece o microempreendedor local com oficinas e mentorias voltadas à gestão financeira, marketing digital e vendas
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio e da Sala do Empreendedor, deu início nesta terça-feira (11) a uma programação de capacitação voltada aos empresários do polo moveleiro, no auditório da Secretaria de Educação. A ação, realizada em parceria com o Sebrae, por meio do programa Inova Pequeno Negócio, tem como objetivo fortalecer os micro e pequenos empreendedores do município, oferecendo oficinas e mentorias individuais nas áreas de finanças, marketing digital e vendas.




A primeira atividade foi a oficina “Faça seu fluxo de caixa e controle seu capital de giro”, ministrada pela consultora Irani Oliveira. Durante o encontro, os participantes aprenderam conceitos fundamentais de gestão financeira, como o controle do fluxo de caixa, a diferença entre fluxo corrente e futuro, e a importância do cálculo e acompanhamento do capital de giro. A oficina destacou ainda como o planejamento financeiro contribui para decisões mais seguras e para o crescimento sustentável das empresas.



O secretário executivo de Indústria e Comércio, Josias Teles, explicou que: “Essa oficina é mais uma parceria da Prefeitura de Gravatá com o Sebrae, por meio do convênio que mantemos. Trata-se do programa Inova Pequeno Negócio, que tem como objetivo trazer capacitação para os empreendedores locais. Hoje realizamos a primeira oficina, e nos próximos dias, quarta, quinta e sexta, teremos três mentorias com o pessoal do polo moveleiro. Essa é uma novidade importante, porque passamos a incluir o polo moveleiro como protagonista nesse processo de inovação. O programa reconhece o potencial do empreendedor gravataense e oferece as ferramentas necessárias para que ele continue crescendo e fortalecendo seus negócios.”
Cronograma a programação dos dias 18 e 25 de novembro:
18/11 – Oficina de Marketing Digital (4h)
Tema: Marketing Digital na Prática
Mentoria individual de 1 hora, nos dias 19, 20 ou 21/11, das 08h às 17h
25/11 – Oficina de Vendas e Atendimento (4h)
Tema: Como Encantar e Fidelizar Clientes
Mentoria individual de 1 hora, nos dias 26, 27 ou 28/11, das 08h às 17h
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)