Equipe da Vigilância Epidemiológica percorre residências, orienta moradores e aplica larvicida em reservatórios para reforçar o enfrentamento ao Aedes Aegypti
A Prefeitura de Gravatá realizou, na quarta (19), o Dia D de Combate à Dengue com uma força-tarefa da Vigilância Epidemiológica no Bairro Novo. As equipes visitaram diversas residências com orientações à população sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Durante a ação, os profissionais também esclareceram dúvidas dos moradores sobre prevenção e sinais de alerta da doença.

Além das orientações, os agentes aplicaram larvicida em reservatórios de água para a eliminação de possíveis criadouros e redução dos riscos de proliferação do mosquito. A iniciativa integra as ações permanentes do município para intensificar a proteção da comunidade e garantir um ambiente mais seguro, especialmente nos períodos de maior incidência de casos.

De acordo com Júnior Mayer, coordenador da Vigilância Epidemiológica, o trabalho de campo é essencial para fortalecer o combate ao vetor. “A participação da população é indispensável. Estamos nas ruas, fazendo nossa parte, mas cada morador precisa colaborar eliminando criadouros dentro de casa. Esse esforço conjunto é o que realmente faz a diferença”, destacou.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)