Evento celebrou a causa animal com desfile de fantasias natalinas, serviços veterinários e ações de incentivo ao cuidado e ao compromisso com os pets
O primeiro ano do Natal Pet Solidário, realizado nesta quinta-feira (25) na Vila Natalina, reuniu tutores, famílias e seus pets na Avenida Joaquim Didier em um desfile de fantasias natalinas que encantou o público pela criatividade e beleza dos figurinos. Mais de 20 pets participaram do desfile, e a mesa de jurados selecionou três finalistas. Por aclamação popular, foi escolhido o vencedor, considerando todos os critérios de participação e criatividade.












Além do desfile, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a adoção responsável, valorizar a causa animal e promover a solidariedade no município, envolvendo a comunidade em atividades educativas e de apoio aos pets.







A iniciativa contou com a presença da população gravataense e de visitantes, além do secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Marllon Lima, acompanhado da equipe da pasta, e da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. O evento teve o apoio das marcas Cardeal, Mascote e Optimum, que contribuíram para a sua realização.



A Casa Pet Solidária, por meio da equipe da Clínica Veterinária, esteve presente com um espaço dedicado à vacinação, consultas veterinárias e orientação ao público sobre o fluxo de atendimento e os serviços oferecidos pela clínica. Durante a ação, também foram entregues sachês de ração, trabalhada a temática do Dezembro Verde, campanha voltada ao combate ao abandono de animais, além do recebimento de doações.
Também participaram do evento as ONGs Anjos da Estação e Projeto Rabitos, que orientaram o público sobre a importância do cuidado, da responsabilidade e do com os pets.
O ganhador do Natal Pet Solidário foi o Caramelo. Seu tutor, Missinho, achou bastante positiva a iniciativa: “Veja bem, é muito importante essa participação, esse apoio do governo do município com os pets, e o Caramelo tem uma história muito bonita porque ele foi jogado na minha rua dia 31 de dezembro, há três anos, e eu adotei ele até hoje”.
Thaís, dona da cachorrinha Priscila que ficou em 2º lugar, comentou que: “Primeiramente parabenizar a todos que fazem parte da Secretaria de Turismo e a prefeitura pela iniciativa. Antes não tínhamos isso e, de certa forma, é um incentivo para que outras pessoas venham com seus pets, que adotem. Eu já adotei também uma cachorrinha e a importância de fazer esse gesto de amor, porque a gente ganhou muito mais do que eles”.
Ficando em 3º lugar, a cachorrinha Mel estava puro charme. Sua tutora, Kátia Pereira, aprovou bastante esse concurso e destacou que: “Muito bom participar dessas atividades, inclusive para pet, que a gente não vê quase nenhuma atividade para pet e eles gostam. Essa aqui gosta muito de participar e o que me motivou foi isso né, fazer com que as pessoas adotem um animal. Essa foi adotada também, mas não foi aqui, entendeu? Eu resgatei ela e fiquei. E achei ótima, muito boa e que sempre continue”.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, disse: “A gente tá encerrando aqui com o Natal Pet Solidário. Na verdade, foi uma série de ações durante esse Natal. A gente começou com um desfile com o projeto Rabitos, tivemos algumas adoções hoje, esse concurso teve mais de 20 animais inscritos. Estava lindo, todos os cachorrinhos fantasiados com roupas natalinas, a participação do público. A gente agradece aos demais pela parceria: Cardeal, Mascote e Optimum, das ONGs envolvidas. A gente fica bastante feliz com o resultado e essa é só a primeira de muitas ações que vão durar em 2026 também nesse segmento, né? Natal de Gravatá rompendo a barreira do Natal propriamente dito e trazendo para dentro as causas sociais, como essa, foi bacana”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)