Com homens de fraque e cartola, cortejo centenário reúne multidão ao som de frevo e celebra a cultura carnavalesca do município
Nesta sábado (15), o tradicional Bloco do Zé Pereira abriu oficialmente o Carnaval de Gravatá 2026, reafirmando uma história que atravessa gerações desde 1908. Símbolo da cultura popular local, o cortejo levou animação às ruas e arrastou uma multidão ao som do frevo, mantendo viva uma das manifestações mais marcantes do carnaval gravataense.

Como ocorre todos os anos, a diretoria do bloco se reuniu na casa da anfitriã Fiquinha, em um momento de confraternização que contou com a presença do prefeito Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, além de secretários municipais, amigos e foliões. Em seguida, o grupo seguiu para a concentração na Estação Ferroviária, de onde saiu em cortejo com o personagem Zé Pereira e dezenas de homens trajando fraque e cartola até a Praça Matriz de Sant’Ana.

A animação ficou por conta da Orquestra de Frevo e de Moura Rossi, garantindo muita música e alegria durante todo o percurso. Mantendo a tradição, o prefeito realizou a entrega simbólica da chave da cidade ao Zé Pereira, considerado a autoridade maior do Carnaval de Gravatá.

Entre palpites da população que participa do evento com entusiasmo, o Zé Pereira de 2026 foi Luiz Martins, homem de grande contribuição à cultura municipal de Gravatá. Ele estava radiante, feliz e emocionado pelo reconhecimento.
“Fiquei feliz! Eu não esperava que me escolhessem. Eu acompanho o Zé Pereira desde criança, o tempo passou e esse ano eu tive o prazer, por isso eu quero agradecer a toda equipe do Zé Pereira, agradecer ao prefeito, a primeira-dama e a todos que contribuíram para essa festa bonita, por isso me sinto feliz”, disse Luiz Martins.
Kiko Neto, faz parte da diretoria do Bloco Zé Pereira, disse: “O Bloco Zé Pereira hoje é o bloco mais antigo em atividade em Gravatá e porque não dizer no estado de Pernambuco. É a tradição que se renova a cada ano, do que a gente pode contar só tivemos fora no ano da pandemia, mas o Zé Pereira vem a cada ano guardando sua tradição, mas se renovando, somando mais foliões e levando irreverência, tradição e alegria para as ruas de Gravatá”
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, do Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). A segurança foi reforçada com a presença da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar de Pernambuco, garantindo tranquilidade aos foliões.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)
Fotos aéreas: Eliese Henrique