Gestão municipal visa promover conscientização em jovens que estão em idade próxima de tirar CNH
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através do Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, em parceria com o Detran-PE, deu início, na última quarta-feira (11), na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias – EREMPAF, a uma série de palestras alusivas à campanha Maio Amarelo que irá contemplar todas as escolas públicas estaduais do município que são responsáveis pelo ensino médio.
Como os jovens que cursam o ensino médio estão próximos de completar ou já completaram idade que lhes permite tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, se faz necessário instruí-los quanto à responsabilidade de cada um, seja como pedestre ou condutor, na manutenção de um trânsito seguro para todos.
O diretor da EREMPAF, Carlos Eduardo, fala de como é importante receber essa palestra. “Essa ação é muito importante que chegue até as escolas, porque são nas escolas que a gente forma os cidadãos do futuro. Então essa consciência de respeitar o trânsito salva vidas, por isso que a gente gosta de trabalhar isso desde cedo com os nossos estudantes. A gente agradece muito à Prefeitura de Gravatá por ter trazido uma ação dessas aqui para a nossa escola.”
O diretor do DMGTTRANS, José Agostinho, que comandou a palestra, afirma que “estamos vivendo o Maio Amarelo. O que é Maio Amarelo? É um movimento, uma campanha que é feita mundialmente com a intenção de diminuir o número de acidentes de trânsito, que no ano de 2009 era absurdo, chegando a 1,3 milhões de morte por ano e a ONU resolveu criar este movimento para diminuir e, graças a Deus diminuiu sensivelmente. Juntos cuidamos das pessoas e salvamos vidas. A intenção de trazer isso a esse colégio e aos cinco colégios do estado aqui em Gravatá é para atingir uma faixa etária com alunos de 17 anos em diante que já estão pensando em tirar sua Carteira de Habilitação, essa é a nossa intenção de levar a todos a mensagem de cuidado no trânsito.”
Para o prefeito Joselito Gomes essa ação é importante para conscientizar a geração que está prestes dar entrada no processo de aquisição da CNH. “Juntos salvamos vidas, ou seja, o trânsito mata, daí uma necessidade de consciência maior para que, entre nós haja um clima de respeito, obediência às leis de trânsito e, ao mesmo tempo, possamos colaborar o pedestre de fato tenha a prioridade. Vamos nos esforçar, foi essa a orientação que recebemos, é uma chamada de atenção, para que haja uma responsabilidade maior e, assim sendo, em nosso município de Gravatá, estejamos diminuindo os casos de acidente no trânsito, tenhamos um trânsito seguro e pacífico, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
Logo após a palestra, todos puderam participar de simuladores dos efeitos do álcool no organismo, tanto na direção, quanto para pedestres.
Estiveram presentes no evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a assessora especial de Gestão, Marta Lima, e o chefe de Gabinete, Lucas Noia.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)