Gravatá dá a partida para o São João com quatro eventos no fim de semana

Tags: ,
Publicado em 22 de maio de 2026, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

A Prefeitura de Gravatá dá o pontapé para os festejos juninos de 2026 com edição especial do Tardes no Polo, neste sábado, 23 de maio. No mesmo dia, a comunidade de Russinha recebe o São João nos Distritos. No domingo, é a vez da vila de Avencas e do Mercado Cultural estrearem como polo oficial

 

Chegou o São João! O sábado, 23 de maio, marca a data mais esperada do ano na cidade de Gravatá: a abertura das festas juninas. Nada menos que quatro eventos estão programados para o primeiro fim de semana da programação especial do São João de Gravatá 2026, a começar pelo Tardes no Polo Especial de São João, que movimenta a Rua Duarte Coelho, no tradicional Polo Moveleiro. A porta de entrada da cidade já está toda no clima junino, colorida de bandeirinhas, para receber o público nesta abertura. O São João de Gravatá 2026 conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundarpe e da Empetur.

A edição de São João do Tardes no Polo Moveleiro começa às 16h e segue até às 21h, com três palcos com shows dos artistas locais Ivan Gadelha, Tio do Acordeon, Joãozinho do Acordeon, Lucas Pereira e Bell do Forró. Um cortejo com as principais representações culturais gravataenses, entre bandas de pífano, bacamarteiros, bois e quadrilhas também está programado e vai espalhar por todo o Polo Moveleiro a alegria e animação, que são as marcas do São João no Agreste.

Para completar, 21 barraquinhas com artesanato e gastronomia regional vão convidar o público a vivenciar um legítimo São João no interior, em família e com muita segurança. O Tardes no Polo de São João tem o apoio de Fabrik Design, Exclusive Gold, Locallink, Vale das Acácias, Colégio Céu Azul e Alloc.

“O São João de Gravatá é feito com grandes atrações, mas também com a cultura junina de raiz, o trio pé de serra, o bacamarteiro, o boi e as quadrilhas nas ruas. Neste fim de semana, estamos iniciando a programação em três palcos, que são o Polo Moveleiro, o São João nos Distritos e o Mercado Cultural. Convidamos moradores e turistas a experimentar nossa festa”, convida o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes. 

No mesmo dia em que o Polo Moveleiro receberá uma multidão, o distrito de Russinha, ao pé da famosa Serra das Russas, abriga o primeiro arraial na zona rural neste ano de 2026. Luan Douglas, Cowboy Elétrico, Espetáculo Sertão em Prece, Batalhão 99 e a Banda de Pífanos Mestre Ciel prometem animar a comunidade. Para a garotada, a Kombiteca estará a postos, com monitores e muita brincadeira.

No domingo, 24, é a vez de outra localidade receber o São João nos Distritos. Dessa vez, Avencas abrigará shows de Sheldon e Pikap Turbinada, além de um animado bingo, que promete reunir toda a comunidade.

 

Também no domingo, será ativado um dos principais polos do São João de Gravatá, o do Mercado Cultural. De 24/05 a 28/06, vão passar pelo equipamento dezenas de atrações, começando por Júnior Santos e Breno Lima na estreia.

 

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, destaca a importância do São João para a economia da cidade. “O São João é o auge da nossa alta temporada, os hotéis lotam, os restaurantes contratam mão de obra temporária para dar conta dos clientes, e a cidade fica lotada. No ano passado, recebemos em torno de um milhão de pessoas, com uma permanência média de quatro dias dos visitantes. Gravatá é uma grande referência em tradição junina em Pernambuco, e 94% do público entrevistado em pesquisa da Empetur, afirmaram que voltariam neste ano. Estamos de braços abertos para receber os turistas”, afirma Marllon Lima.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

Em torno de 200 atrações vão se revezar por cinco polos principais, além de 11 itinerantes, pelas ruas dos bairros e nos cinco distritos gravataenses. Entre as atrações principais, estão artistas como Wesley Safadão, Bell Marques, Natanzinho Lima, Thulio Milionário, Xand Avião, Paula Matos, Falamansa, Taty Girl, Raphaela Santos, Priscila Sena e Santana. Entre as novidades, o São João de Gravatá contará com shows em horários estratégicos, promovendo o aquecimento do públicos nos dias de jogo do Brasil. Nessas datas, as apresentações começarão mais cedo, às 17h, com direito também à transmissão das partidas.

 

Confira a programação completa do São João 2026.

 

PROGRAMAÇÃO DO SJ DE GRAVATÁ 2026

 

PÁTIO DE EVENTOS

 

13/06 (sábado). 17h Pré-jogo

 

Bell Marques

Raphaela Santos

Capim com Mel

Juciê

Jogo do Brasil

 

19/06 (sexta-feira). 17h Pré-jogo

Murilo Huff

Eric Land

Priscila Sena 

Wallas Arrais 

Jogo do Brasil

 

20/06 (sábado). 19h

Falamansa

PV Calado

Baby Som

Danilo Henrique

 

21/06 (domingo). 19h

Natanzinho Lima

Taty Girl

Lipe Lucena

Maurício Menezes

 

22/06 (segunda). 19h

Xand Avião

Brasas do Forró

Ávine Vinny

Edu Lira

 

23/06 (véspera de São João). 19h

Wesley Safadão

Paula Matos

Cláudio Ney e Juliana

Deb Lima

Myllena Dantas

 

Tardes no Polo

23/05 (sábado). 16h

 

Tio do Acordeon

Ivan Gadelha

Joãozinho do Acordeon

Lucas Pereira

Bell do Forró

 

São João nos Distritos

 

Russinha. 23/05 (sábado). 19h

Luan Douglas

Cowboy Elétrico

Batalhão 99

Espetáculo Sertão em Prece

Banda de Pífanos Mestre Ciel

 

Avencas. 24/05 (domingo). 15h

Sheldon 

Pikap Turbinada

 

Uruçu-Mirim. 30/05 (sábado). 19h

Noara Marques

Maria Clara

 

São Severino. 06/06 (sábado). 19h

Santa Dose

Banda Dukara

 

Mandacaru. 14/06 (domingo). 16h

Sirano e Sirino

Mari & Rayane

João Lídio

 

Polo da Rua do Norte

 

31/05 (domingo). 14h

Patrícia Roberta

Lady Falcão

 

07/06 (domingo). 14h

Faby Mel

Banda Santroppê

 

Festa do Pão Doce Gigante. 06/06

Bairro Novo. 18h

Klever Lemos

Vitor Vaqueiro

 

Polo Cruzeiro

 

20/06 (sábado). 13h

Silvana Salazar

Loirão

Jarbas Travassos

 

21/06 (domingo). 13h

Edy & Nathan

Faringes da Paixão

Tony Melo

 

23/06 (véspera de São João). 13h

Assisão

Novinho da Paraíba

Renato Souza

 

Polo Arena Brasil

24/06 (quarta-feira). 13h

Alanzim Coreano

João Lucas e Pedrinho

Jogo do Brasil

 

Forró dos Namorados

12/06 (sexta-feira). 18h.

Av. Joaquim Didier.

 

Cortejo junino

Fagner Chagas

Capital do Sol

Santana

 

Polo Mercado Cultural

 

Domingo, 24/05

Júnior Santos

Breno Lima

 

Sábado, 30/05

Erisson Porto

Oz Manos e Alexandre Carlos

 

Domingo, 31/05

Renan Lima

Tuca Barros

 

Sábado, 06/06

Rey Vaneirão

Moura Rossi

 

Domingo, 07/06

Leleka Costa

Robby

 

Sábado, 13/06

Mateus Santos

Rei do Cangaço

 

Domingo, 14/06

Marcelo Costa

Aldinho do Acordeon

 

Sexta, 19/06

Pau no Xote

 

Sábado, 20/06

Tavinho e Banda

Renovação Nordestina

 

Domingo, 21/06

Jobson Alejandro

Forretrô

 

Terça, 23/06

Didi de Caruaru

Victor Lins

 

Quarta, 24/06

Bruno Lima

Serginho Gomes

 

Sábado, 27/06

Mistura Brasileira

Raphael Moura

 

Domingo, 28/06

Encontro de Sanfoneiros com Xique Xote e convidados

 

Polo da Sanfona

 

Sábado, 13/06

Dom Tronxo

Galeguinho de Gravatá

Flor de Mel

 

Sexta, 19/06

Arraiá dos Idosos – Arroxa o Nó

Marcos de Lima

Camylla Melo

Benil

 

Sábado, 20/06

Clima Nordestino

Vaqueiro Paulo Sampaio

Cristina Amaral

Maciel Valente

 

Domingo, 21/06

Léo do Acordeon

Forró Vumbora

Arnaldinho Neto

 

Segunda, 22/06

Cláudio e Banda Seis

Andréa Santos

Carta de Baralho

Claudia Lauterer

 

Terça, 23/06

Ed Carlos

Dois Corações

Geraldinho Lins

 

Sábado, 27/06

Kelly Oliveira

Irah Caldeira

Cidya Lima

 

Especiais:

25/06. Noite Católica. 18h

Forró do Padre

Pedro Melo

26/06 – Noite Evangélica. 18h

SM1

Ministério Semear

 

Drilha na Serra

28/06 (domingo). 15h

Thulio Milionário

Nanara Belo

 

Reportagem: Janaína Lima (SECTURCEL)
Imagens: SECOM


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS