Ação da Secretaria de Saúde orientou pacientes sobre os danos do cigarro e os caminhos para buscar apoio especializado contra o vício
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a semana com uma palestra sobre tabagismo na Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Gomes de Araújo – Posto 3. A ação, realizada em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, teve como objetivo conscientizar os pacientes sobre os impactos negativos do cigarro no bem-estar e na qualidade de vida.

Durante o encontro, a equipe abordou as consequências do vício, como doenças respiratórias, cardiovasculares e diversos tipos de câncer, além dos prejuízos sociais e emocionais. Na ocasião, os profissionais também orientaram sobre os danos à saúde bucal e explicaram o uso de adesivos de nicotina como suporte no processo de acompanhamento.

Além das orientações, os participantes receberam o panfleto educativo “Os Primeiros Dias Sem Fumar”, que traz dicas práticas para auxiliar no abandono do cigarro.
A Secretaria de Saúde reforça que o tratamento contra o tabagismo é ofertado gratuitamente pelo SUS. Os interessados em receber apoio podem procurar a unidade de saúde mais próxima para serem encaminhados ao atendimento especializado no CAPS AD.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)