Após 11 noites de novena, procissão e missa campal encerraram o período pascal na igreja local
A Festa do Divino Espírito Santo é tradição no distrito de Uruçu-Mirim. O evento religioso marca o fim do período pascal, que se inicia no Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa) e tem duração de 50 dias, culminou em uma novena de 11 dias, procissão e missa campal no último domingo (05). A procissão saiu da sede da Fazenda Miragem e subiu a serra com destino ao distrito, com os fiéis a pé, de moto e de carro.
À frente o andor com a imagem do Divino Espírito Santo conduziu os fiéis que, emocionados, seguiram pela estrada até a sede do lugar e percorreram as ruas principais até à igreja. Logo após, o padre Edmilson José celebrou a missa campal com presença maciça da população e finalizou a cerimônia com o apagamento da chama do círio pascal.
O pároco, que é administrador da Área Pastoral São João Paulo II, comenta sobre este momento marcante para a religiosidade local. “Nós hoje estamos muito felizes com o encerramento da Festa do Divino Espírito Santo em Uruçu-Mirim. Foram 11 noites muito bem de espiritualidade, nós tivemos muitas catequeses com os nossos padres e hoje encerramos com esta belíssima festa. Encerramos o período pascal que agora, com o apagar do círio pascal, nós agora somos responsáveis pela evangelização. Temos muito o que agradecer ao Senhor por esse tempo de graça que Ele nos deu que foi esse grande retiro espiritual, que foi esta novena do Espírito Santo. Que o Senhor continue derramando graças sobre nós e que a gente continue, agora, sendo luz do mundo, iluminando a cada um dos irmãos no projeto de Deus para nossas vidas.”
Acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, participou da celebração e compartilhou da importância dessa manifestação de fé e devoção. “A Igreja Católica celebra hoje a solenidade de Pentecostes, encerrando o tempo litúrgico da Páscoa. Estou aqui mo distrito de Uruçu-Mirim, em Gravatá, participando do encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, esta comunidade tem como padroeiro o Divino Espírito Santo e celebrou a novena e o dia de hoje com muita fé, muito ânimo e muita esperança, porque a presença do Espírito Santo em nós, é presença mesmo de Deus, é ação, é força de Deus para continuarmos nossa caminhada experimentando as coisas boas, as alegrias, mas também dificuldades e sofrimentos, por isso diariamente precisamos nos recomendar a Deus, encontrando n’Ele toda força necessária para continuar a missão que Ele nos confiou, confiou à Sua Igreja: a missão de anunciar o Evangelho, de testemunhar o Cristo ressuscitado, a missão de viver o amor. Continuemos esse caminho, porque nosso compromisso é com as pessoas.”
O vereador Neném de Uruçu esteve presente e acompanhou todo o evento.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)