1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco 2021 é realizado em Gravatá

Tags: ,
Publicado em 10 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Turismo

Evento, que segue neste sábado (04), teve início na sexta (03) e tem a participação de aproximadamente 70 municípios do estado 

 

Representantes do Turismo de aproximadamente 70 municípios do estado participaram da abertura do 1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, no Hotel Portal de Gravatá, na tarde desta sexta-feira (03).

O evento, que é realizado pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco – ASTUR-PE, com o apoio da Prefeitura de Gravatá, teve a mesa formada pelo prefeito da cidade, Padre Joselito Gomes, pelo vice-prefeito, Júnior Darita, além do secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, da representante da diretoria da Empresa de Turismo de Pernambuco – EMPETUR, Socorro Rodrigues, do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Almeida, do prefeito de Betânia, Mário Flor, do prefeito de São José da Coroa Grande, Jaziel Lage, do ex-presidente da ASTUR/PE e atual secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, e da representante da secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Agricélia Jenuíno.

Na ocasião, houve a transmissão oficial do cargo de presidente reeleito, Edygar Santos, que é o secretário executivo de Turismo de Afogados da Ingazeira, e a posse da atual Diretoria Executiva.  Na agenda, houve também a assinatura de convênio entre ASTUR e Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, além de debate sobre os desdobramentos da Lei Aldir Blanc e nomeação da Diretoria Regional.

Edygar Santos (à esquerda)

Edygar falou que “tivemos uma adesão de mais de 70 municípios e tivemos que fechar as inscrições para atender os protocolos sanitários e continuar de acordo com as orientações da Secretaria de Saúde de Pernambuco nessa retomada dos eventos maiores. Ficamos muito satisfeitos, certamente chegaríamos a 85 municípios participando. Estamos trazendo temas importantes para o Turismo, para a Cultura, como atualização do mapa, e a questão da Lei Aldir Blanc, além de um novo Projeto de Lei que está aguardando regulamentação, que é a de Paulo Gustavo. Agradecemos a Prefeitura de Gravatá, ao prefeito, Padre Joselito, ao vice-prefeito, Júnior Darita, que receberam esse evento da ASTUR, com essa retomada que estamos fazendo de grandes eventos depois de mais de um ano, não poderia ter sido em outra cidade, senão aqui, pela localização que beneficiou que vários municípios pudessem participar”.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, destacou o fato do evento acontecer no interior. “Apesar do nosso Litoral ter um grande apelo, entendemos que o estado é rico por inteiro. Paisagens belíssimas, povo hospitaleiro, uma cultura fortíssima, do Sertão ao Cais. Ficamos felizes em ver os holofotes voltados para o interior do estado, para que a gente possa enxergar no turismo uma alternativa para o desenvolvimento econômico, para que a gente possa gerar renda, promover cidadania. O turismo tem esse perfil, por isso é importante que todos os gestores e a sociedade compreendam a mágica que o turismo pode proporcionar no município. Esse é o interior no núcleo da discussão no estado”.

De acordo com o vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, “estamos tendo a satisfação de receber esse encontro promovido pela ASTUR e esse evento é muito simbólico. Significa que os eventos turísticos estão voltando com força e nós temos que estar preparados para o novo modelo do turismo pós-pandemia. Por isso estamos aqui, para traçar as estratégias, ouvir, aprender, trocar experiências e entender que sozinho ninguém consegue ir a frente. Precisamos dar as mãos, ninguém solta a mão de ninguém, para que Pernambuco cresça, assim como Gravatá e a região de Serras e artes se desenvolvam. O prefeito Padre Joselito é sensível à importância do turismo para a cidade e juntos a gente vai conseguir entregar os melhores resultados”.

O carimbo dos pontos turísticos de Gravatá, como Alto do Cruzeiro e Estação do Artesão, foi lançado no evento e o prefeito da cidade anfitriã, Padre Joselito Gomes, falou a respeito. “Gravatá vive um novo tempo e os atrativos da cidade fazem com que inúmeras pessoas venham nos visitar ao longo do ano. Os eventos corporativos estão voltando, como este de hoje, e estamos de portas abertas para receber tantos outros. Hoje, também, estamos lançando os carimbos dos pontos turísticos de Gravatá, de modo que você recebe o Passaporte do Turista e cada local que você visita, recebe o carimbo, demonstrando que a cidade estará sempre de braços abertos para que você sinta-se bem acolhido e sinta o prazer de estar em Gravatá”.

Estavam presentes o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Ricardo Machado, o diretor de Turismo, Patrick Serapião, a diretora de Cultura, Thamires Ferreira, e os secretários municipais de Administração, Laércio Lemos, e de Imprensa e Comunicação Social, Rodolfo Lima.

O evento teve mostra gastronômica e visita técnica aos principais pontos turísticos de Gravatá, neste sábado (04).

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS