Público de todas as idades compareceu ao evento para adquirir mais conhecimentos e apreciar a área da astronomia que a gestão municipal incentiva em Gravatá
A 2ª Edição do Ciência na Praça aconteceu na noite desta quarta-feira (17), no Parque Janelas para o Rio, onde a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, proporcionou esse evento astronômico para levar conhecimentos e atrair público de todas as idades.
Numa roda de conversa liderada pelo grupo de astronomia que se chama Astro Agreste, que tem como professores de física e vice-diretores Wagner Morais e José Eduardo, foi abordado o tema Marte e Antares: uma “rivalidade” no céu. Além disso, foi explicada a diferença do planeta e da estrela de forma interativa.
Wagner Morais, professor de física e vice-diretor do Astro Agreste, fala que “hoje à noite vamos fazer uma apresentação sobre dois astros muito importantes que estão no céu hoje, que é o planeta Marte e a estrela Antares. Infelizmente por causa das condições climáticas não vai dar para ver com o equipamento, porém a gente força a apresentação que vou falar sobre eles e tem um plano B que é usar o recurso digital”.
Natália Maria, dona de casa, levou seu filho para o Ciência na Praça e relata o que acha do evento: “Eu acho muito importante esses eventos em Gravatá. O que me motivou foi trazer meu filho para ver, uma coisa que é inovadora. Acredito que é uma grande oportunidade e que todas as crianças pudessem participar de um evento como esse e conhecer a tecnologia que o município está disponibilizando para a população”.
O secretário da pasta, Janael Vasconcelos, comenta sobre essa iniciativa da gestão municipal: “Na verdade, a gente criou o Ciência na Praça exatamente com a ideia que o prefeito trouxe. O prefeito criou a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com essa pegada de trazer ciência para Gravatá, trazer inovação para Gravatá. A gente está fazendo a segunda edição, vai ser um evento mensal. No próximo evento a gente está trazendo o encontro astronômico que tenho certeza que será um sucesso”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)