Apresentações acontecem sábado (13) e domingo (14) no Mercado Cultural
a partir das 20h
Nas noites deste sábado (13) e domingo (14), o município recebe o 42º Festival de Violeiros de Gravatá no Mercado Cultural, no centro da cidade.
O evento é gratuito e contará com a participação de repentistas, violeiros, aboiadores e declamadores renomados, e será marcado pelo retorno presencial de um público apaixonado pela poesia de repente. Além disso, o Festival tem o objetivo de preservar, difundir e valorizar a categoria de viola, tipicamente brasileira e genuinamente nordestina.
Além dos aboiadores e declamadores, doze duplas de violeiros se apresentarão, em formato competitivo. Cada dupla terá um tempo pré-determinado para se apresentar, com tema escolhido mediante sorteio, criando quatro motes e desenvolvendo diversos modelos de métrica e rima. O último tema da competição será livre.
Alguns nomes confirmados no festival são os violeiros Severino Soares e Daniel Olímpio, Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, Sebastião Dias e Edvaldo Zuzu, Luciano Leonel e Felipe Pereira, Luciano Leonel e Felipe Pereira, João Lourenço e Hipólito Moura, André Santos e Edmilson Ferreira e Cícero Justino e Antônio Lisboa. Participam também os declamadores Djair Olímpio e Zé Carlos do Pajeú, além do aboiador Amâncio Sobrinho.
Vale lembrar que o evento acontece na semana que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu ao Repente o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil .
O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá, do Governo do Estado e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Serviço:
42º Festival de Violeiros de Gravatá
Data: 13/11 – sábado
14/11 – domingo
Horário: a partir de 20h
Local: Mercado Cultural de Gravatá, localizado na Rua Sérgio Loreto – S/N, Centro de Gravatá.