42º Festival de Violeiros de Gravatá celebrou a cultura popular e valorizou artistas da arte do repente

Tags: , , , ,
Publicado em 15 de novembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

Impedido de acontecer em 2020 por conta da pandemia, Festival voltou para alegria dos artistas e do público

Gravatá é um celeiro de artistas das mais diversas áreas. Música, dança, artes plásticas, fotografia, literatura, artesanato, movelaria e carpintaria são algumas das artes produzidas pelos gravataenses e dessa vez a arte valorizada foi o repente no 42º Festival de Violeiros de Gravatá, que tem o apoio do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Gravatá.

O evento aconteceu ininterruptamente por 41 anos, até que em 2020 não pôde ocorrer devido às medidas restritivas rígidas de isolamento e distanciamento sociais por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, a arte sempre está viva e nos últimos sábado (13) e domingo (14) as apresentações voltaram com toda a energia.

Ocorrido no Mercado Cultural de Gravatá, ao todo o Festival contou com 34 participantes de vários estados do Nordeste e todos eles foram premiados pelas suas apresentações. O público atento aplaudia os candidatos a cada história contada em seus versos em sextilhas, heptassílabos e decassílabos, o que torna essa arte difícil, pois além de sincronizar rima e melodia, canto e toque, a métrica é fundamental para que os versos sejam perfeitos.

O repentista cearense, da cidade de Barro, Cícero Justino, falou da sua alegria em participar de mais um Festival em Gravatá. “Voltar aqui a Gravatá é uma sensação muito boa, o festival tem um nível bacana demais, juntou os maiores cantadores do Brasil que estão desfilando aqui no palco de Gravatá. Só quero agradecer ao Poder Público e ao povo de Gravatá pela receptividade e espero voltar outras  e outras vezes, porque aqui realmente é uma vitrine.”

Daniel Olímpio é o organizador do evento e ressalta que “nós passamos quase 2 anos parados e esse festival tem uma sequência de 41 anos de história e nós paramos em 2019 por conta da pandemia e, graças a Deus, agora a gente está voltando com todo gás pra fazer o que nós fazíamos com tanta alegria, levando essa cultura para o povo de Gravatá e o povo do Nordeste e do Brasil inteiro.”

O vice-prefeito, Júnior Darita, demonstra a sua satisfação em participar desse momento de retorno de um evento tão importante para a cultura popular. “Essa é uma marca da gestão do prefeito Joselito e do vice Darita, valorizar a cultura popular, valorizar a cultura de raiz, e nós temos tradição, nós temos história. Temos um Mercado Cultural fantástico e aqui podem acontecer festivais, apresentações e essa gestão abraça essas motivações. A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer está de portas aberta para receber todos que quiserem promover a cultura, os fazedores de arte. Vamos juntos promover a cultura de Gravatá.”

O prefeito Joselito Gomes, feliz e satisfeito em ver a cultura voltando a ser valorizada em seu governo, reforça o seu compromisso com todas e todos os gravataenses. “Depois de 2 anos parados devido à pandemia, agora estamos retornando com o Festival de Violeiros de Gravatá, que está completando o 42º Festival, tendo à frente o Daniel Olímpio, poeta e repentista, tendo o apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá. Nossa gestão, através da Secretaria de Turismo e Cultura, vem apoiando, divulgando e trazendo para Gravatá a cultura genuína, que tem um público cativo, um público que gosta, que aplaude, que respeita as várias duplas de violeiros que participam do festival. E assim o nosso trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas.”

Estiveram presentes, além do prefeito e do vice-prefeito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o deputado estadual, Waldemar Borges, o chefe de Gabinete, Lucas Noia, e o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima.

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza e Marcone Barros (SECOM)