À convite do CAPS II, Jovens do NUCA têm atividades sobre saúde mental

Publicado em 19 de janeiro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: CAPS

 

Ação faz parte do Selo Unicef e atividades buscam conscientizar os jovens sobre o Janeiro Branco 

 

A tarde da quarta-feira (18) foi bastante especial para os jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) que adquiriram uma experiência única no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II Nova Vida sobre o Janeiro Branco. 

 

 

Com o tema “A vida pede equilíbrio”, os jovens vivenciaram momentos de conscientização sobre a saúde mental, conheceram a unidade, cantaram, interpretaram e tiveram atividades de artes. 

 

Essas atividades fazem parte das ações que a gestão municipal tem promovido pelo Selo Unicef e tiveram apoio dos mobilizadores da Assistência Social, Saúde, Juventude, também da Equipe Multiprofissional e COMDICA. 

 

Emili Letícia, jovem que faz parte do grupo NUCA, fala como essas experiências têm ajudado em sua vida: “Para mim está sendo uma experiência ótima, incrível, eu estou conseguindo aproveitar bastante. Está fazendo muita diferença em minha rotina, coisa que eu não conseguia me socializar e está me ajudando bastante. As reuniões estão sendo importante demais para todos nós, falo por todos aqui”.

 

Lamartine Silva, psicólogo do CAPS II fala da importância dessas atividades: “E esse grupo que hoje está se realizando aqui no CAPS onde tivemos a oportunidade de abrir a nossa casa, eles conhecerem a nossa casa, conhecer as atividades que nós realizamos aqui. E não só conhecer as atividades, mas também está participando com os jovens que são do próprio CAPS faz com que eles possam despertar esse desejo de cuidado, tanto deles quanto com os outros jovens que estão ao seu redor. Então, é de extrema importância e agradeço a presença do NUCA neste dia que fazemos alusão ao Janeiro Branco”.

 

O mobilizador do NUCA, Artur Felipe, deixa eu agradecimento ao CAPS que abre as portas da unidade para receber os jovens: “No nosso Janeiro Branco destinado a Saúde Mental quero agradecer ao Caps por ter aberto suas portas aos adolescentes do NUCA que fazem parte do Selo Unicef e que hoje estão realizando atividades sobre saúde mental. Obrigado ao Caps, obrigado a nossa coordenadora deste ambiente a Patrícia e toda sua equipe e pelo investimento na nossa juventude”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Nilson Silva (SECOM) 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS