Agentes Comunitários de Saúde recebem capacitação dentro da programação da Semana do Bebê

Publicado em 12 de dezembro de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Momento é transmissor de conhecimentos nessa fase importante na vida das crianças de 0 a 03 anos

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão na ponta da lança, têm o primeiro contato com a primeira infância, crianças de 0 a 03 anos, e passaram por capacitação sobre diagnósticos e estimulação precoce, além do olhar para as pessoas com deficiência. O treinamento foi promovido pelo SERC, no auditório da Secretaria de Educação.

Com o tema “Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância”, o psicólogo do Projeto Simular, Alberes Luís e a fonoaudióloga, Emanuely Luiza, foram os multiplicadores de conhecimentos em parceria com o COMDICA, com o apoio da Associação Municipal de Agentes Comunitários de Saúde (AMACS), do Edital Amigo de Valor e o KNH.

Para a agente comunitária de saúde, Tatiana Fradique, é importante a chegada de novos conhecimentos para esses profissionais: “Então, isso traz pra gente enriquecimento de conhecimento, de renovações de informações e principalmente, de levar para comunidade onde é o nosso principal trabalho. É o contato com os usuários, a edificação precoce para que a gente possa dar assistência”.

Maria Das Dores, diretora executiva do SERC, agradece essa parceria: “E aqui neste momento temos agentes de saúde da zona rural e urbana de Gravatá recebendo essa formação. É um passo muito importante porque é um trabalho de rede e quando o município fortalece esse trabalho, fortalece a política para a primeira infância. Então, muito obrigada e gratidão por esse momento. É uma emoção imensa”.

Leonardo Lima, mobilizador do Selo UNICEF e coordenador da equipe multiprofissional de saúde, comenta que: “A gente que faz parte dessa comissão intersetorial do Selo UNICEF fica muito feliz, muito animado por fazer essa mobilização, fazer a Semana do Bebê e priorizar a primeira infância no município. Essa é uma determinação do prefeito Joselito Gomes. Então, trabalhamos incansavelmente para desenvolver e priorizar a primeira infância”.

Esse encontro informativo com os agentes comunitários de saúde está inserido na Semana Municipal do Bebê 2022 que integra a programação para a certificação do Selo Unicef, a qual o município concorre.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)