Agosto Lilás: prefeito e secretários municipais participam de evento alusivo ao combate à violência contra a mulher na ETE em Gravatá

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Mulher

Em uma manhã enriquecedora, os convidados puderam dialogar e palestrar sobre a violência contra a mulher, suas lutas e ganhos na sociedade e na lei

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, continua seguindo a grade de programação referente ao Agosto Lilás. Nesta quarta-feira (18), foi realizado um encontro na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Luiz de Mendonça com o intuito de levar informação, conhecimento, histórias e relatos da violência contra a mulher e reafirmar o compromisso da gestão no combate a esta violência.

Participaram deste momento a secretária da Mulher, Ester Gomes, a representante do deputado estadual Paulo Dutra, Dóris, também o deputado estadual, Waldemar Borges, a delegada e deputada estadual, Gleide Ângelo, a representante da Secretaria Estadual de Educação, Tayná, da Gerência Regional de Educação, Rogéria, a diretora da ETE, Carline Moura, o vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, e o prefeito da cidade, Padre Joselito. Além de Wilson e Sueli, pais de Mirela, que foram homenageados com o Núcleo de Gêneros que tem na escola com o nome da sua filha, vítima de violência contra a mulher.

A abertura contou com a poesia feita pelo professor, cordelista e poeta, Edson Francisco, e em seguida as apresentações foram iniciadas com um grupo de alunos de dança corporal ao som da música “Triste, Louca ou Má”, de Francisco, el Hombre.

Ao decorrer dos diálogos foram pontuadas e enfatizadas a luta diária da mulher contra a violência de gênero, as causas importantes e suas vitórias, da união da força política que se faz presente nas causas sociais, especialmente no combate à violência, e mostrar mais uma vez que as mulheres não estão sozinhas.

Gleide Ângelo, delegada e deputada estadual, deixa sua mensagem ao enfrentamento à violência contra a mulher: “Essa luta nesse enfrentamento a violência, a gente precisa que as mulheres acreditem que primeiro, agressores são capazes de matar, e elas precisam se proteger dando o primeiro passo que é denunciar. Fale, fale com a amiga, com a vizinha, com o familiar peça ajuda. Se não está com coragem você vai ter o apoio de alguém para lhe levar na rede da proteção que pode ser uma delegacia, uma Secretaria da Mulher, um CREAS, um centro de referência, o que não pode é você ficar calada. Então, mulher que fica calada, morre calada. O que tenho para dizer para vocês é que não acredite que ele vai mudar, ele se muda se ele quiser. Quem tem que mudar é você dando o primeiro passo”.

Ester Gomes, Secretária da Mulher, fala sobre a grade de ações preparadas para o Agosto Lilás: “No dia 09 de agosto iniciamos nossa grade de programações ao Agosto Lilás que é o mês de combate a violência contra a mulher. É maravilhoso ver uma gestão comprometida com as causas, o nosso Prefeito Padre Joselito tem compromisso conosco e com as mulheres do nosso município. Hoje, estamos aqui no ETE levando conhecimento aos jovens e ao público que nos acompanhou na live. Nos próximos dias estaremos na zona rural com essas ações e quero reafirmar as mulheres que elas não estão sozinhas, que elas têm a Prefeitura de Gravatá, a Secretaria da Mulher, todo apoio para que elas se sintam seguras”.

Prefeito Padre Joselito destaca a importância dessas ações relacionadas ao Agosto Lilás: “A Programação do Agosto Lilás em nosso município continua tendo a frente a secretária da Secretaria da Mulher, Ester Gomes, e hoje tivemos a oportunidade dentre outras falas e mensagens ouvir a reflexão da deputada estadual, Gleide Ângelo, sobre as raízes que geram esta cultura da violência contra a mulher. Infelizmente, ainda temos que realizar eventos assim diante de tantos avanços que a humanidade já conseguiu, esta realidade já deveria ter sido banida desse meio. Porém, temos que educar as novas gerações, nos educar no sentido que precisamos mais e mais de uma convivência pacífica, precisamos tomar consciência de que enquanto seres humanos, e pessoas temos o mesmo valor, temos a mesma importância. Sigamos em frente, cada pessoa procurando dar o melhor de si”, disse.

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)