Agosto Lilás – Prefeitura de Gravatá realiza ações de conscientização pelo fim da violência contra a mulher

Tags: , ,
Publicado em 24 de agosto de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Mulher

Todo este mês será composto por ações, palestras e diálogos com foco no enfrentamento à violência cometida contra a mulher 

 

Um mês tão importante para todas as mulheres, principalmente as gravataenses, por ser alusivo à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e mais especial ainda por ser o ano em que a Lei nº 11.340/06 – Maria da Penha completa 15 anos, no dia 07 de agosto.

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, que luta incansavelmente por esta causa, preparou um mês com uma programação bastante especial que contará com a abertura oficial de lançamento da campanha, propriamente dita, do Agosto Lilás no Paço Municipal, com a presença do prefeito, Padre Joselito, e das servidoras municipais.

Na sequência, serão realizadas palestras nas organizações da sociedade civil durante todo o mês de agosto, através da Secretaria da Mulher, com foco no que consiste o enfrentamento à violência cometida contra a mulher. Estas palestras serão direcionadas às organizações como ProLudus – O Caminho, GAMR, SERC, ODIP, e, além disso, será elaborado um webinário, que é um diálogo virtual para discutir e ressaltar os avanços da Lei Maria da Penha durante esses 15 anos, que contará com a participação de autoridades convidadas, presencialmente, bem como as mulheres que se farão presentes de maneira online, devido ao momento pandêmico.

O dia D é o marco da Lei Maria da Penha, que ocorreu no dia 07 de agosto de 2006, em virtude da promulgação da lei, ficando assim marcada por  uma grande conquista diante da grande luta feminina, tendo como saldo a vitória da senhora Maria da Penha em detrimento da violência sofrida pela mesma no ambiente doméstico, um caso reconhecido mundialmente. Com isso, tornou-se uma referência na luta para coibir, punir e erradicar toda e qualquer violência de gênero.

A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Federal número 11.340/2006 – Maria da Penha, que foi assinada no dia 07 de agosto e que está completando 15 anos. O Agosto Lilás vai da conscientização à denúncia. É importante despertar na sociedade o quão relevante é ter uma mobilização para coibir todas as formas de violência contra a mulher.

Vale destacar que um marco e grande passo dado pela gestão do município foi a instalação da Patrulha Maria da Penha, que tem contribuído de forma efetiva e eficaz no enfrentamento à violência contra a mulher, prestando assistência e monitoramento às mulheres vítimas de violência que estão com medidas protetivas pela vara criminal desta cidade. É importante frisar que a Secretaria da Mulher também se coloca como um equipamento de proteção, de acolhimento, de escuta e de direcionamento a outras políticas intersetoriais, se fazendo necessária a canalização, pela secretaria, para a rede de proteção os encaminhamentos necessários.

Para a secretária da Mulher, Ester Gomes, o mês de agosto representa um grande marco na luta por garantia de direitos da mulher, na efetivação desses direitos. “É um processo permeado por muitos desafios, porém também com muitas conquistas, só que todas elas frutos de expressivas mobilizações que aconteceram para que hoje a gente possa ter essa data sendo vista por todo o país como uma data de reflexão, conscientização pela superação da violência contra mulher. Por isso, todo o mês de agosto vamos realizar ações, o prefeito Padre Joselito está conosco nesta luta e muito sensível a todas as mulheres gravataenses porque o nosso compromisso é com as pessoas”, disse.

Reportagem: Mathilde Souza


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS