Agosto Lilás segue expandindo conhecimento e prevenção aos gravataenses sobre a violência contra a mulher

Tags: , ,
Publicado em 08 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Mulher

Esta ação passou pelos sítios Casa Nova, Lagoa do Fernando e pela EREM Devaldo Borges e dialogou com a população  

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, continuou com a grade de programação do Agosto Lilás no combate à violência contra a mulher.

Nesta terça-feira (24), a programação passou pelas Unidades de Saúde Familiar (USF) dos sítios Casa Nova e Lagoa do Fernando, e na Escola de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges. Nos respectivos lugares, foram abordadas a expressividade e a visibilidade do mês alusivo ao combate da violência contra a mulher, a importância de levar conhecimento às pessoas e os 15 anos da Lei Maria da Penha, que é uma lei relativamente nova que discute uma temática antiga e forte, além de pontuar seus avanços, conquistas, os passos importantes que foram dados e a união de forças.

Nos distritos havia uma parte da equipe da Secretaria da Mulher como Soraya Aragão, advogada, a psicóloga Juliana Vieira, e a comandante da Patrulha Maria da Penha, Flávia Martins.

A enfermeira do USF Casa Nova, Joice, comenta sobre essa ação: “Foi de grande importância a palestra que teve aqui sobre a violência contra a mulher porque vivemos em tempos que é muito comum, a maioria das mulheres sofrem a violência e sentem medo de compartilhar com alguém. E a gente sabe que em Gravatá temos esse apoio muito importante e tão necessário para que todas as mulheres se sintam seguras”.

Para Silvana de Oliveira, enfermeira do USF Lagoa do Fernando, “ficamos muito felizes por passar essas orientações e despertar nas mulheres sua força e apoio que podem encontrar na secretaria da mulher e toda sua equipe. Informando da importância de denunciar esse tipo de violência e do apoio que todas as mulheres podem encontrar ao procurar ajuda”.

Letícia Rauane, aluna da Escola Devaldo Borges, disse: “É de extrema importância que nós alunos possamos ter essa noção,  essa consciência de que existe esse acolhimento para as mulheres para que todas essas questões possam ser resolvidas desde o início para não se tornar um caso mais extremo e grave. Quanto mais cedo a gente aprende isso e corta esse mal pela raiz, melhor vai ser o final dessa história”.

Ester Gomes, secretária da Mulher, acompanhada da executiva Maria Nascimento e da estagiária de Direito, Amanda Salgado, ministrou a palestra para os alunos da Escola Devaldo Borges: “A Secretaria da Mulher segue a grade de programação alusiva ao Agosto Lilás, de modo que hoje estivemos na Escola Devaldo Borges, e parte da equipe nos distritos. Então, ressaltar a importância dessa iniciativa por parte dos estudantes do Grêmio Estudantil que contactaram com a Secretaria da Mulher e que nós podemos ter essa manhã tão proveitosa, esse debate tão caloroso  e com o  envolvimento da juventude de meninas e meninos participando efetivamente da discussão sobre o cometimento da violência contra a mulher. Então, cada vez mais estaremos podendo falar sobre essa temática e cada vez mais desconstruir esse modelo que a gente ainda vive”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço / Anderson Souza


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS