Agroindústria da Rede Produtiva do Agreste é inaugurada neste domingo (19)

Publicado em 19 de setembro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Agricultura

A gestão do prefeito Joselito Gomes apoia a iniciativa da classe trabalhadora da Zona Rural de Gravatá com a produção da Agricultura Familiar na merenda escolar do município

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, prestigiou a inauguração da Agroindústria da Rede Produtiva do Agreste, no Sítio Maravilha, em Russinhas, Zona Rural, na manhã deste domingo (19). A estruturação do equipamento recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e esse marco fica na história dos produtores rurais daquela região.

Além do prefeito Joselito Gomes, estavam presentes o vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, a vice-governadora, Luciana Santos, o deputado estadual, Waldemar Borges, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, a secretária de Educação, Ninha Professora, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o deputado federal, Renildo Calheiros, o vereador Cabritinha, o diretor executivo da Rede Produtiva dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Agreste, Jailson Urbano, e o assessor do senador Humberto Costa, João Paulo.

A Agroindústria emprega, diretamente, 25 a 30 pessoas da região e conta com câmara frigorífica, sala com máquinas de corte e embalagem. 

 

Após passar por processo de licitação, a Agroindústria da Rede Produtiva do Agreste vai fornecer carnes de boi, de bode e de galinha para a merenda da Rede Municipal de Ensino, como explica a secretária de Educação, Ninha Professora. “É uma alegria muito grande estar nessa inauguração hoje. Através dos agricultores, o município conta com a Agroindústria do corte de carne, que vai fornecer também essa carne para as escolas municipais. Estamos com essa conquista da Agricultura Familiar e nós do município estamos dispostos a oferecer a merenda de qualidade para nossos alunos. É uma alegria contar com os agricultores do nosso município, que podem contribuir com essa merenda de qualidade”.   

 

O deputado estadual Waldemar Borges falou o que representa essa inauguração para a cidade. “Essa inauguração hoje tem vários significados. Representa a possibilidade do homem do meio rural de Gravatá ter um apoio fundamental de um recurso que antigamente saía daqui, ia para fora da cidade, mas que agora circula na cidade através dessa compra governamental que é feita e também tem o significado de constituir um exemplo a ser seguido em todo Pernambuco e no Brasil. Um exemplo apontando para o fato que quando há o compromisso com a população, quando há determinação política de realmente se atender a quem precisa ser atendido, as coisas podem ser feitas. Não é um sonho, é uma construção coletiva de uma comunidade que está sabendo que quando se reúnem essas condições, as coisas acontecem a seu favor. Estou me sentindo muito gratificado de poder ser testemunha disso que está sendo feito na área rural de Gravatá. O dinheiro da merenda escolar de Gravatá hoje não vai para o bolso de ninguém, fica aqui circulando na cidade através das compras coletivas feitas através da rede e é isso o que tem garantido que Gravatá está no sentido e no caminho certo”.      

 

Jailson Urbano (de vermelho) é o diretor executivo da Rede Produtiva dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Agreste e ele fala como a gestão do prefeito Joselito Gomes está apoiando a Agricultura Familiar. “Essa estrutura começou com um projeto antigo que era a ideia de beneficiar os produtos dos agricultores aqui de Russinhas e o Sítio Maravilha. Depois, tomou uma proporção maior e a gente conseguiu fazer uma rede produtiva que vai atender todos os produtores de Gravatá, beneficiando a carne de boi e de bode, a galinha e a macaxeira. A Prefeitura está contribuindo com uma coisa simples: ela compra e paga. A gestão do prefeito Joselito tem sido uma das melhores gestões que eu tenho visto nos últimos 20 anos. A merenda escolar tem sido comprada e tem sido paga em dia. Isso influencia na estrutura que a Agricultura Familiar precisa”.  

 

O prefeito falou como a gestão tem contribuído pela valorização da Agricultura Familiar. “Desde o início da nossa gestão que estamos focados também naquela necessidade que a mulher e o homem que trabalham com a Agricultura Familiar apresentaram, de modo que o espaço foi ampliado e através da Secretaria de educação nós já incorporamos a merenda escolar com os produtos da Agricultura Familiar. Assim faremos com toda gestão, por exemplo também a Secretaria de Saúde. Esses profissionais do campo estão tendo acolhimento, apoio e incentivo, para que esse trabalho continue da melhor forma possível. Daí a inauguração que está acontecendo hoje aqui. A partir daqui, muitas outras iniciativas boas estarão acontecendo em nosso município, porque o nosso compromisso continua sendo com as pessoas”, concluiu o gestor.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

 

 

 

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS