Alto do Cruzeiro recebe Feira de Artesanato e Arte, revitalização e marco cultural

Tags: , , ,
Publicado em 20 de abril de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

Com intervenções da gestão municipal e do Centro Cultural Sol Brilhante, local fica cada vez mais bonito e acolhedor para gravataenses e turistas

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, em parceria com o Centro Cultural Sol Brilhante requalificou o espaço do Alto do Cruzeiro com limpeza, pintura e instalação de marco turístico para que visitantes e munícipes tenham um ambiente agradável e propício para fotos. O local recebeu também a Feira de Artesanato e Arte para a valorização dos artesãos e artistas locais, dentro do projeto Arte no Cruzeiro.

O projeto Arte no Cruzeiro surgiu da provocação popular para gerar renda através da arte e da cultura. “O bairro do Cruzeiro já foi eleito como símbolo da cidade. Quem trabalha com cultura e tem a visão de transformação social, vê que a desigualdade ainda é muito grande. É um bairro turístico, mas o que sobra para os moradores da periferia, dessa fatia de riqueza, é muito pouco”, comenta Maciel Ferreira da Silva, que também é mestre e diretor musical do Centro Cultural Sol Brilhante.

Apresentações musicais, poesia, artes visuais, artesanato e outras atrações fazem parte da agenda dominical nesse pedaço do mirante. “A ideia é que as pessoas subam ao Alto do Cruzeiro e encontrem cultura e arte de qualidade, que geram uma transformação social e de consciência, como instrumento crítico. E se o lugar gera renda, com certeza a população local tem a ganhar, inclusive cuidando ainda mais do patrimônio público”, complementa Maciel.

Firmado como um potencial espaço de fruição para o público, a iniciativa agrega ainda mais beleza para um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e proporciona oportunidade para os artistas que tenham trabalhos sintonizados ao propósito do grupo.

O Centro Cultural Sol Brilhante completará um ano de existência em julho de 2022 e já acumula diversas atividades importantes em seu currículo, como oficinas, palestras, cursos, eventos, entre outras. Tem como finalidade apoiar e desenvolver ações culturais que visem a educação e a cultura de forma itinerante nas comunidades em situação de vulnerabilidade social em Gravatá.

A artesã Suzana Souza fala dessa revitalização. “Dentro do nosso grupo temos o maracatu, a banda de pífano e nossa equipe organizou aqui a área do Cruzeiro. Fizemos aqui a revitalização, plantamos, capinamos pra deixar o ambiente mais agradável para os turistas, para quando chegarem aqui encontrarem arte, cultura e poesia. As pedra aqui estão pintadas com poesias do nosso poeta Alladin, temos também o mestre Maciel, que é um mestre da cultura popular de Gravatá. E também quero parabenizar a Prefeitura por ter colocado o letreiro aqui e ficou mais agradável o ambiente, ficou muito bonito.”

O projeto Arte no Cruzeiro atualmente conta com 4 expositores:

• Osmar Jorge (xilogravura, pintura em madeira, pirografia, autômatos e esculturas);
  • Poeta Alladin (produções literárias, poesia e confecção de artesanato com pedras);
  • Su Artesanato Verde (vasos com pinturas pop e motivos regionais, plantas como suculentas e cactus);
  • Maciel (escultura em madeira).

O projeto está de braços abertos para receber novos participantes que tenham trabalhos autorais e que valorizem a cultura de Gravatá e do Nordeste como um todo. Bandas, escritores, artesãos, artistas visuais e todas as demais frentes culturais são bem-vindas.

Serviço:

Arte no Cruzeiro

Endereço: Mirante do Cristo Redentor, Alto do Cruzeiro, Gravatá, Pernambuco
Todo domingo, das 09h às 15h30
Perfis no Instagram: https://www.instagram.com/artenocruzeiro/

Reportagem: Josiane Gadonski (Centro Cultural Sol Brilhante) e Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM) e arquivo pessoal do Centro Cultural Sol Brilhante